A Ed. Física, A ética E Os Pcns: Estudo De Caso No Quilombo Do Curiaú

Esta pesquisa analisa o conteúdo ética dentro da Educação Física Escolar que se deu como objeto de estudo o próprio professor de Educação Física, sua metodologia nas aulas, seu plano de ensino e seu comportamento ético profissional diante de alunos quilombolas. Este estudo tem como objetivo geral investigar a práxis pedagógica das aulas de Educação Física na escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, localizado no Quilombo do Curiaú que se destacam a disciplina em questão e a cultura corporal do movimento, o conteúdo ética dentro no currículo de Educação Física e as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Seguindo este caminho gerou-se a questão: Como a ética pode ser abordada como um conteúdo teórico-prático nas aulas de Educação Física? Seguindo esta questão o professor entrevistado ainda está se adaptando aos conteúdos a serem abordados na grade curricular da disciplina, assim como também na própria comunidade quilombola. No entanto busca colocar suas aulas no contexto no qual se inclui. Dentro dessa abordagem, utilizou-se um estudo de caráter exploratório a partir de entrevista estruturada. As questões abordaram sobre a identificação do conteúdo Ética através das aulas de Educação Física, verificando se há ou não interação bem como sua inserção como componente curricular. A escola preza pela tradição de suas raízes, fazendo com que seus alunos estejam em constante saber sobre sua história e suas manifestações culturais, e o professor está seguindo os planejamentos seguidos pela escola contribuindo integralmente na educação de seus alunos.

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