Abordagens Pedagógicas No Currículo Da Ef Escolar

As abordagens pedagógicas no Currículo da Educação Física Escolar: implicações dos conteúdos utilizados pelos professores.

A Educação Física no que diz respeito ao aspecto de currículo educacional brasileiro é muito abrangente. Isso se encadeia no contexto dos acontecimentos históricos, que vão desde seu descobrimento, aproximadamente em 1500 quando Pero Vaz de Caminha em sua carta descreve naquele exato momento os habitantes, os índios, dançando, pulando e girando ao som produzido por um português. Mais tarde sofrendo influências pela chegada da Coroa Portuguesa, trazendo os métodos gímnicos; foi introduzida como disciplina obrigatória; recebeu várias tendências, principalmente do higienismo, militarismo e esportivismo. Houve assim, posteriormente, uma grande crise de identidade, surgindo os movimentos renovadores. Autores que tinham olhares críticos e reflexivos sob a forma que a disciplina estava sendo utilizada desenvolveram estudos, cada um com seu ponto de vista, então chamados de abordagens pedagógicas. A pesquisa teve como princípio identificar a forma como os professores de Educação Física da Cidade de Macapá estão trabalhando em seus currículos a respeito das abordagens pedagógicas, sendo percebido isso por meio de um estudo de campo como auxílio de questionários, buscando desta forma quais abordagens fazem-se mais presentes.

  • Douglas MendesAmorim 
  • Harrysson Carvalho dos Santos¹
  • Maria do Socorro Borges Matos¹
  • Taiana Verena da Cruz Pinheiro¹
  • Prof° Me. Jarí Kardec Pereira Oliveira 
  • Prof°. Me. Gilberto Santiago Ferreira 


Veja texto completo em anexo.