O Ensino Do Atletismo Inserido Na Metodologia Crítico-superadora: Análises A Partir Da Realidade Escolar

A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em quatro momentos nos meses de fevereiro, março e abril do ano de 2009, nas 5ª séries do período matutino do Colégio Estadual do Jardim Independência, na cidade de Sarandi/PR, desdobradas em: Estudo dos fundamentos teóricos; Produção do material didático-pedagógico; Intervenção pedagógica e; Avaliação do trabalho didático. No primeiro momento, foram analisadas as obras e teorias que envolvem o materialismo histórico e dialético, a fim de fundamentar as perspectivas no campo educacional e, particularmente, no âmbito didático e pedagógico. Em seguida, houve o planejamento de uma unidade didática sustentada por uma práxis da cultura corporal, que foi desenvolvida em um terceiro momento. O último momento consistiu na análise e reflexão de todo o processo desenvolvido a partir do referencial teórico-metodológico adotado. A investigação indicou que a práxis pedagógica sobre o conteúdo corridas, não deve ser pautada na aptidão física e, sim, nas manifestações da cultura corporal. O estudo evidenciou, também, dificuldades no trato pedagógico das questões histórico-sociais articuladas com o atletismo/educação física, devido a falta de reflexão crítica dos alunos, apontando a necessidade de rever, constantemente, a práxis pedagógica dos conteúdos mais tecnizados da educação física escolar pelo educador. Veja arquivo anexo.