Gosta De Pedalar? Saiba Evitar As Cinco Lesões Mais Comuns No Ciclismo

O crescimento do conceito do “deixe seu carro em casa” e a criação das ciclovias nas grandes cidades têm feito do ciclismo um esporte com um número cada vez maior de adeptos. Atualmente, divide-se em quatro categorias: provas em estradas, em pistas, mountain bike e BMX.

Ninguém gosta de ser forçado a deixar a bicicleta por alguma lesão Como praticante de mountain bike, sei como é gratificante estar na natureza, admirar belas paisagens e sentir a endorfina do vento no rosto! Mas, infelizmente, nem sempre um dia de pedal é perfeito! Um dia você pode se encontrar na melhor performance da sua vida, no outro fica lutando para girar os pedais sem dor.

Algumas lesões podem ser tratadas e evitadas facilmente. E aqui, reúno alguns dos problemas mais comuns enfrentadas pelos amantes do ciclismo. E lembre-se: cada corpo tem sua particularidade, e os sintomas podem não representar a causa atual. Se a lesão é persistente, sempre procure um profissional, que te auxiliará a identificar e tratar a causa!

1. Quedas

“Bike é arte e o tombo faz parte”. O conselho óbvio é sempre procurar atendimento médico. Contusões na cabeça, mesmo sem perda de consciência, denominada de concussão, exigem atendimento de urgência devido a complicações que podem ocorrer tardiamente. Estatisticamente, fraturas da clavícula e punho são as mais frequentes, a maioria de tratamento não cirúrgico. A boa notícia é que geralmente leva cerca de seis semanas para curar.

Quando se trata de prevenção de acidentes é imprescindível o conhecimento adequado da técnica do terreno no qual se pedala e o uso do trio de segurança: capacete, óculos e luvas, mesmo que o pedal seja nas ciclovias ubanas.


Dor na lombar é a queixa mais comum entre os ciclistas,diz médico (Foto: iStock Getty Images)


2. Dor Lombar

De longe é a queixa mais frequente no ciclista. Estudos biomecânicos demonstram que a pressão intra-discal chega a ate três vezes o peso corporal do individuo durante o pedal. E isso predispõe a lesões comuns, como protusões, hérnias e fissuras de disco, que, muitas vezes, levam meses ou anos para a resulucao e, em algumas vezes exigem tratamento cirúrgico.

Soma-se a isso a tensão inadequada nos músculos da parte inferior das costas, levando a mudanças de postura que podem afetar outras áreas, em particular, o músculo piriforme, cuja irritação pode se apresentar como dor no quadril ou dor irradiante na perna. Isso porque o nervo ciático, que vai da parte inferior das costas aos dedos dos pés, pode ficar comprimido quando o piriforme é sobrecarregado.

Pensando na prevenção, os principais fatores a serem levados em conta são:

  • Posição na bicicleta: para se prevenir de posturas inadequadas existe o “bike fit”, que ajusta a altura ideal do quadro, guidão e selim para a altura e biotipo do ciclista.
  • Força no core: se seus músculos estabilizadores da bacia, pélvis e abdômen não são suficientemente fortes, sua parte inferior das costas cairá na bicicleta, causando tensão excessiva. Trabalhar o core também tornara seu desempenho mais efetivo, pois suas pernas empurrarão os pedais de uma base mais forte!

3. Dor no joelho

Muitas vezes decorre de um problema de esforço repetitivo. A dor anterior do joelho geralmente vem de um selim muito baixo e, portanto, com pressão excessiva na cartilagem da patela. Dor por trás do joelho ocorre normalmente quando o selim é muito baixo, esticando e sobrecarregando os músculos posteriores da coxa, os isquiotibiais. Dores laterais e medianas podem ser causadas por se pedalar com os joelhos muito para dentro ou para fora.

                                                      

Esforço repetitivo pode causa dor no joelho dos ciclistas (Foto: Istock) 


4. Períneo

O fato de permanecer sentado no selim por periodos prolongados pode levar a lesões neurológicas do nervo e acarretar desde perda de sensibilidade na área perineal a impotência sexual. Isso, é claro, relacionado ao tempo de exposição, tipo de banco, postura ao pedalar e predisposição própria do atleta.

5. Mãos

Ao pedalar, devido ao tempo excessivo do firme contato das mãos ao guidão da bike, poderão ser desencadeadas as Sd. Tunel Carpal e Sd. do Canal de Guyon, desencadeando um formigamento.

Prevenção

Considero o fortalecimento do core como uma atividade essencial na prevenção de lesões, particularmente através do pilates de solo. Como já citei, pedalar exige o tamanho adequado à sua altura, as pernas devem estar bem posicionadas para que ocorra um giro ideal e não provoque lesões a curto, médio e longo prazo; assim também como o selim, guidão e taquinho da sapatilha. Por isso, recomendo o "Bike Fit" , que além de prevenir lesões ainda aumenta em 30% a 35% a performance.


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Foto: divulgação