Efeitos Do Método Pliométrico De Treinamento Sobre A Força Explosiva, Agilidade E Velocidade De Deslocamento De Jogadoras De Futsal

Objetivando verificar os efeitos do treinamento de pliometria sobre a força explosiva, agilidade e velocidade de jogadoras de futsal, 16 adolescentes (idades entre 13 e 15 anos) foram distribuídas em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). As integrantes do GE foram submetidas a um programa de treinamento pliométrico, caracterizado por saltos em profundidade. O programa de pliometria foi  realizado em sessões de 30 minutos, 2x/semana durante quatro semanas.

No início e ao final do estudo foram avaliadas a impulsão vertical (IV), a impulsão horizontal (IH), a agilidade (AG), e a velocidade de deslocamento (VD). O percentual de gordura foi determinado pelo método das dobras cutâneas. A ANOVA mostrou que o GE apresentou aumento da IH e da AG ao final do programa de treinamento. A IV e a VD não se modificaram ao final das quatro semanas de pliometria. Concluiu-se que o treinamento pliométrico melhorou a impulsão horizontal e a agilidade de jogadoras de futsal e se mostrou uma ferramenta importante para o treinamento físico. 

Veja texto completo em anexo.