O Xadrez E O Estatuto Do Desporto

As origens do jogo de xadrez são antigas, mas é certamente controversa. Uma linha mais tradicional aponta que tenha surgido na Índia, no ano 570 d.c. Outras remetem a uma origem comum a outros jogos de tabuleiro praticados na antiga Grécia ou na China.

Em sua forma mais moderna, o xadrez começou a ser praticado na Europa em meados do século XV, sendo as suas regras consolidadas com a publicação da obra de Philidor em 1748.

O Torneio de Londres, realizado em 1851, é considerado como a primeira competição de xadrez nos moldes modernos.

Em 20.07.1924 foi fundada em Paris a Federação Internacional de Xadrez – FIDE, paralelamente a realização da Olimpíada. Ela reúne hoje 159 federações nacionais de xadrez, sendo um dos esportes com maior número de países com prática organizada, e é filiada ao Comitê Olímpico Internacional.

No Brasil, a prática do xadrez foi introduzida com a chegada das primeiras caravelas e, em 1808 com a vinda da Corte de D. João VI a prática ganhou um grande impulso. O primeiro clube de xadrez foi fundado no Rio de Janeiro em 1876 e em novembro de 1924 foi fundada a Confederação Brasileira de Xadrez - CBX, na época FBX.

Veja texto completo em anexo.