Habilidades Motoras Fundamentais E Especializadas, Aplicação De Habilidades No Jogo E Percepção De Competência De Crianças Em Situação De Risco: A Influência De Um Programa De Iniciação Ao Tênis

A amostra desta pesquisa foi não probabilística, intencional, composta por 61 crianças (29 meninas e 32 meninos), com idades de 6 a 12 anos (M = 9,4), sendo 30 crianças da AC e 31 crianças da AM. Para as avaliações das crianças foram utilizados o Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2) (ULRICH, 2000); o Instrumento de Avaliação das Habilidades Motoras Especializadas do Tênis, o Instrumento de Avaliação de Habilidades Especializadas do Tênis no Jogo e a escala The Self-Perception Profile for Children (HARTER, 1985). O PIT foi desenvolvido em 26 semanas, implementando, para a AM os pressupostos da estrutura TARGET e do Sport Education Model e para a AC os modelos clássicos de aprendizagem do Tênis. General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo foi conduzido para avaliar os efeitos do PIT no desempenho motor e nos níveis de PC, bem como, a influência de faixa etária e gênero. Teste de Wilcoxon foi utilizado para a comparação intra-grupo e teste de Mann-Whitney para a comparação inter-grupo (no jogo quanto à categorização). Análise de variância com medidas repetidas no fator tempo, delta e significância do delta por meio de One Way ANOVA foram utilizadas para avaliar o impacto da intervenção. Veja arquivo anexo.