Símbolo Paralímpico: Agitos

Os atuais símbolos dos Jogos Paralímpicos, os Agitos são em três cores: azul, vermelho e verde, que circulam um único ponto em um campo branco. O agito (que significa Me movimento em latim) é o simbolo do movemento em uma crescente assimétrica, criada pela agência de publicidade Scholz & Friends e aprovada pelo IPC em Abril de 2003.

As cores dos agitos, no fundo branco, representam as cores mais utilizadas nas bandeiras de todos os países do mundo. Os três agitos circulam um ponto central, para enfatizar o papel do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) tem de juntar atletas de todos os cantos do mundo e fazê-los competir. A forma também simboliza a visão paralímpica de "Permitir que atletas Paralímpicos alcancem a excelência no esporte para inspirar o mundo".

Apesar de ter sido criado em 2003, não houve tempo para os "Agitos" serem utilizados nas Paralimpiadas de 2004. Apenas na passagem da bandeira de Atenas para Pequim, é que o simbolo recém criado apareceu pela primeira vez nas Paralimpiadas.

SÍMBOLOS PARALIMPICOS ANTERIORES

Antes dos Agitos, dois símbolos paralimpicos foram utilizados. O primeiro, utilizado entre 1988 e 1994 era composto de cinco Tae-Geuks, que originavam-se do simbolo antigo do Tai-Chi. A partir de 1994, utilizou-se o segundo simbolo, composto apenas por três Tae-Geuks. Ele fez sua estreia apenas na Paralimpiada de Atlanta, em 1996 e utilizado pela última vez na Paralimpiada de Atenas, em 2004.




Surto Olímpico

Foto: divulgação