Brasil Vence Chile E Conquista O Torneio Quatro Nações De Handebol Masculino

O Brasil conquistou, pela terceira vez, o Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol. Em jogo realizado no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), a Seleção venceu o Chile por 40 a 29 (17 a 16 no primeiro tempo), na reedição da final do Pan-Americano de Buenos Aires, disputado este ano. 

A equipe verde e amarela começou melhor na partida e ficou na frente nos dez primeiros minutos. Porém, o Chile se encontrou no jogo e chegou a virar o placar para 10 a 8, aproveitando, principalmente, quando o Brasil estava com sete jogadores de linha e sem goleiro. Ansiosa, a Seleção desperdiçou algumas chances de deixar o marcador em igualdade, mas no último minuto do primeiro tempo, conseguiu virar, aproveitando vacilo do ataque chileno, que perdeu a bola estando sem goleiro. Foi aí que Thiagus ficou livre para marcar e fechar o primeiro tempo em 17 a 16.

Na segunda etapa, o Brasil voltou com uma defesa mais atuante e soube parar o ataque chileno. Com a marcação funcionando, a Seleção criou muitos contra-ataques e ampliou a vantagem de forma considerável. Com a parte ofensiva bem no jogo, os brasileiros venceram por 40 a 29 e ficaram com o título do Torneio. Os artilheiros do duelo foram Henrique Teixeira e o chileno Esteban Salinas, com oito gols cada.

O técnico do Brasil, Washington Nunes, parabenizou o Chile pela partida. "Nos últimos quatro anos, o Chile se moldou para atacar nossa defesa 5-1 e tivemos dificuldades com isso no início do jogo. Depois que mudamos a defesa para 6-0 começamos melhorar na partida. Na volta do intervalo acertei mais alguns detalhes e a equipe deslanchou", avaliou.

Já o central João relembrou a final do Pan-Americano de Buenos Aires, em junho de 2016. "Sabíamos que seria um jogo muito difícil. Assim como no Pan-Americano, eles começaram a partida muito bem, mas acertamos a defesa e buscamos o resultado pouco a pouco. Foi importante conquistar esse placar elástico no final e o título", afirmou.

Cuba é bronze

Cuba ficou com a terceira colocação após bater o Canadá por 35-30 (16 a 13 no primeiro tempo) no encerramento do Torneio.

As duas etapas da partida tiveram o mesmo panorama. Cuba começou sempre com muita força e tentando finalizar o mais rápido possível. Com isso, os cubanos sempre abriam boa vantagem no início. Já o Canadá fez um jogo mais tático e cadenciado e crescia no final de cada tempo à medida que os caribenhos começavam a cansar. Mesmo assim, Cuba venceu a partida por 35 a 30, usando a força física, que era muito superior a dos canadenses. O artilheiro do jogo foi Marc-André Vachon, do Canadá, com 11 gols marcados.

Apesar da vitória, o técnico cubano Luis Enrique Sesé não gostou da atuação do time. "Não foi uma boa apresentação. Cometemos muitos erros durante toda a competição. Nossa preparação não foi como o esperado. Agora é continuar trabalhando para melhorar nosso nível de atuação", avaliou.

Já Alexis Bertrand, técnico do Canadá, ficou contente com a participação no Torneio Quatro Nações. "Precisamos desse tipo de torneio para evoluir nosso handebol. É importante para nós jogarmos contra equipes qualificadas, só assim vamos evoluir no esporte", encerrou.

Surto Olímpico

Foto: CBHb