Treinos Mais Duros Marcam Penúltima Semana Para O Triatlo Sprint

Gustavo Luz monta plano para quem está começando a nadar, pedalar e correr com regularidade e quer estrear em provas curtas, como o Rio Triathlon, dia 9 de outubro.

Passou de atleta a triatleta há pouco tempo e vai fazer sua primeira prova de triatlo em breve? Não se preocupe! O treinador - e também triatleta - Gustavo Luz montou um plano de treinos para quem está começando a praticar natação, bicicleta e corrida com alguma regularidade e quer estrear em provas com distância sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), como, por exemplo, o Rio Triathlon, que acontece no dia 9 de outubro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.    

Gustavo Luz organizou planilhas com treinos de natação, ciclismo e corrida para cinco semanas. A quarta começa nesta quarta-feira, com trabalhos um pouco mais duros do que nas semanas anteriores.


Quase todas as semanas são compostas por dois treinos de cada modalidade, e cada um pode escolher os melhores dias para praticar cada uma das atividades. Uma boa estratégia é fazer um treino diário e deixar um dia para descansar totalmente, ou seja, não treinar nada. Mas se não der, e você tiver que fazer duas atividades no mesmo dia (de modalidades diferentes!), procure deixar o maior espaço de tempo entre elas, simplesmente para aumentar o seu período de descanso. 

Terminar uma prova de triatlo sprint pode parecer mais difícil do que realmente é. Se o objetivo é chegar, basta ter calma na largada para não gastar energia demais se defendendo de pernadas e braçadas e procurar fazer tudo dentro de um relativo conforto para, se der, acelerar no fim da prova - explicou o treinador.

Provas como o Rio Triathlon são interessantes para iniciantes, porque, além das distâncias serem menores (há também a categoria standard, com percursos dobrados, ou seja,1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida), há liberdade para o uso de qualquer tipo de bicicleta, a permissão do vácuo no ciclismo e da roupa de borracha para nadar. Os atletas são divididos por faixas etárias e há tempos de corte para cada modalidade. 

Confira a quarta planilha elaborada pelo nosso treinador. http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/09/planilha-4-treinos-mais-duros-marcam-penultima-semana-para-o-triatlo-sprint.html

A quinta e última sai na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro. Fique ligado, prepare seus equipamentos e bons treinos!  

G1

Foto: divulgação