Copa Do Mundo De Halterofilismo Paralímpico Começa Nesta Quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro, a Copa do Mundo de Halterofilismo. O evento será disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, e contará com a presença de 60 atletas de 19 países. A competição é classificatória para os Jogos Paralímpicos do Rio, além de ser um dos eventos que estão servindo como teste para as instalações do evento.

O Brasil será representado por 14 atletas, sendo oito homens e seis mulheres. Entre eles está Márcia Menezes (foto acima), que em Dubai-2014 conquistou a primeira medalha do Brasil na categoria adulto em um Campeonato Mundial de halterofilismo. Além dela, o grupo brasileiro ainda conta com campeões e medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, como Maria Rizonaide, Evânio Rodrigues, Joseano Felipe, Bruno Carra e Rodrigo Marques.

A Copa do Mundo tem grande importância neste semestre por ser uma das últimas chances que os atletas têm para confirmar a participação no Rio-2016. As marcas alcançadas nesta semana entrarão para o ranking que define as vagas diretas para os Jogos, e que será definido no dia 29 de fevereiro. Além deste campeonato, ainda haverá oportunidades nas etapas de Dubai e Malásia, as duas em fevereiro.

No masculino, os competidores precisam estar entre os oito melhores de sua categoria até a data final para formação do ranking. Entre as mulheres, as atletas precisam estar entre as seis melhores da divisão até a data-limite. Vale lembrar que apenas um atleta de cada país pode garantir o lugar nos Jogos pelo ranking. Caso haja compatriotas entre os líderes de cada categoria, apenas o melhor ranqueado deles conquista a vaga.

A Copa do Mundo de halterofilismo se estende até o sábado, 23. Todas as provas serão disputadas na Arena Carioca 1. A pesagem dos atletas começa sempre às 9h, no período da manhã, e às 12h, no período da tarde. As provas têm início às 11h, durante a manhã, e às 14h, à tarde.