Duplas Garantidas Na Rio 2016 Fecham Temporada Contra Melhores Do Mundo

As quatro duplas brasileiras que asseguraram vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro vão enfrentar os melhores do mundo em um "aquecimento" para 2016. Nesta terça-feira, Ágatha/Bárbara Seixas, Larissa/Talita, Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Pedro Solberg iniciam a disputa do World Tour Finals, torneio recém-criado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) que reúne as 16 melhores parcerias do ranking mundial, além de outras duas duplas convidadas. Será a última competição da temporada 2015.

"É o encerramento de um grande ciclo, que teve momentos especiais e aprendizado", avaliou Ágatha. "Foram vários torneios seguidos, um ritmo intenso, e agora vamos buscar mais esse ouro para o Brasil. Tem um charme disputar uma competição contra as melhores duplas. Queremos esse título inédito para coroar um belo Circuito Mundial", acrescentou a atleta.

Ágatha e Bárbara estão no grupo A e estreiam nesta terça, às 11h (de Brasília), contra as canadenses Kristina Valjas e Jamie Lynn Broder. Mais tarde, às 17h, elas encaram as espanholas Elsa Baquerizo e Steiner Liliana Fernandez.

Integrantes do grupo B, Talita e Larissa abrem o torneio às 13h contra Julia Sude e Chantal Labourer. Será o segundo duelo contra as alemãs no circuito profissional. No confronto anterior, Talita/Larissa venceu o duelo por 2 sets a 1 no Grand Slam de Long Beach, no mês passado. A parceria verde-amarela teve um ano excepcional, alcançando 61 vitórias consecutivas - recorde do país - e 18 medalhas de ouro.

"Fizemos uma ótima temporada a alcançamos nosso objetivo que era a vaga para 2016. De nove torneios que disputamos, conseguimos vencer seis, mas essa competição é diferente e tem um gosto especial. Só estão aqui as melhores duplas da temporada, mas vamos lutar muito para conquistar mais esse título", afirmou Larissa.

Entre os homens, Bruno/Alison figura no grupo B e estreia às 14h contra os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst.

"Será uma experiência incrível, já que estão as duplas mais bem ranqueadas, que se destacaram ao longo da temporada", avaliou Bruno.

"O nível será muito alto e é ótimo jogar partidas em que você precisa estar no limite da concentração e capacidade técnica. A torcida vai poder acompanhar um belo espetáculo e queremos mostrar a força do voleibol brasileiro, que chega com as quatro duplas mais bem ranqueadas."

Último representante brasileiro no Rio 2016, Evandro e Pedro Solberg iniciam a disputa na quarta-feira, às 14h, diante dos italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai. Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial abre o calendário da temporada 2016. A primeira etapa será o Open do México, entre 5 e 11 de outubro.