Vice-líder Do Ranking Mundial De Ondas Grandes, Calado é Esperança Do Brasil No México

O alerta verde está ligado. A Liga Mundial de Surfe (WSL) confirmou o início da etapa de abertura do Circuito Mundial de Ondas Grandes (BWT) em Puerto Escondido, no México, a partir das 9h, pelo horário de Brasília. Única esperança do Brasil após a desistência de Lucas "Chumbo" Chianca por lesão, o big rider carioca Pedro Calado está treinando no pico há mais de um mês e é um dos candidatos ao título da primeira de três paradas do Tour. O jovem de 21 anos é uma das maiores revelações da modalidade mais extrema do esporte e terminou na vice-liderança do ranking mundial em 2016, a sua temporada de estreia no BWT.

O pessoal vai chegando e caindo no mar pra ver como está. Eu já estou aqui há um bom tempo (um mês) e preferi agora ver de fora, de cima, pra escolher a vala certa no dia da etapa - contou Calado, criado nas ondas do Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O SporTV.com transmite as baterias ao vivo. Na estreia, o big rider carioca terá pela frente os americanos Nic Lamb e Rusty Long, o havaiano Kai Lenny, o britânico Tom Lowe e o mexicano Jose Ramirez. Calado ressaltou o equilíbrio de forças do circuito. O atual campeão da etapa e do mundo é o sul-africano Grant "Twiggy" Baker.

- Todos os meus adversários são muito fortes e toda bateria para mim é como uma final. Essa está muito forte e não é diferente. Todos estão no mesmo nível, e espero um mar excelente pra colocar pra baixo. (A vitória) vai depender muito do horário, da conexão do surfista com as ondas. Estou muito tranquilo e focado só para pegar as ondas - analisou o carioca.

As previsões indicam ondas de 20 a 25 pés de face em Zicatela nesta segunda-feira.

- Fizemos a chamada oficial e começaremos na segunda-feira, 31 de julho, às 7h no horário local (9h de Brasília). Estamos acompanhando de perto as condições e percebemos que o pico da ondulação será na segunda-feira, quando veremos as maiores ondas - disse Mike Parsons, comissário da WSL.

Depois de Puerto Escondido, o Circuito Mundial as etapas em Nazaré, Portugal, e na ilha havaiana de Maui, ambas com a janela aberta entre 15 de outubro e 31 de dezembro.

Confira as baterias da 1ª fase em Puerto Escondido:

1: Grant Baker (AFS), Billy Kemper (HAV), Cristian Merello (CHL), Trevor Carlson (HAV), Nathan Florence (HAV), Angelo Lozano (MEX)

2: Greg Long (EUA), Will Skudin (EUA), Makuakai Rothman (HAV), Peter Mel (EUA), Jimel Corzo (MEX), Coco Nogales (MEX)

3: Pedro Calado (BRA), Nic Lamb (EUA), Kai Lenny (HAV), Tom Lowe (GBR), Rusty Long (EUA), Jose Ramirez (MEX)

4: Jamie Mitchell (AUS), João de Macedo (POR), Francisco Porcella (ITA), Damien Hobgood (EUA), Rogercin Ramirez (MEX), Oscar Moncado (MEX).


GLOBO ESPORTE

Radicais - Surfe

Foto: Marcelo Piu