Fenômeno Da Canoagem Paralímpica Sonha Em Atingir "outro Nível" No Rio 2016

Ele chega tranquilo. Cumprimenta os amigos, se alonga, tira o barco do suporte e o coloca nos ombros para depositá-lo nas águas Lagoa Rodrigo de Freitas. Não fosse a bermuda, que revela a presença das próteses, e um leve mancar, a ausência de parte das pernas seria quase imperceptível. O estilo low profile, em total sintonia com o jeito descontraído do carioca, esconde o currículo impressionante de seis títulos mundiais e a fama de fenômeno. O austríaco Markus Mendy Swoboda se prepara para o ano mais importante de sua vida, o que pode torná-lo um dos primeiros campeões da canoagem Paralímpica – o esporte terá participação no programa dos Jogos pela primeira vez.

Swoboda não esconde que a expectativa por competir no Rio 2016 é grande. “É um outro nível de ansiedade” diz ao comparar os mundiais com os Jogos Paralímpicos. Ele está consciente do poder de uma medalha de ouro – o topo do mundo e um lugar nos livros de história ­- e planeja os detalhes.  

Com a idade de sete anos, Swoboda sofreu um sério acidente. Caiu no buraco de alimentação de um sistema de aquecimento à base de lascas de madeira. O parafuso central, cuja função é moer as lascas, esmagou parte de suas pernas. Acabou aí a chance de seguir os passos do pai e se dedicar ao esqui aquático. Mas o evento trágico não impediu que Markus - chamado pelos amigos pelo segundo nome, Mendy - tivesse uma carreira esportiva das mais vitoriosas. O atleta conta um pouco da sua história.

Em 2010 Swoboda ganhou o primeiro título mundial Paralímpico em Poznan, na Polônia. Repetiu o feito no ano seguinte, em Szeged, na Hungria, e manteve a sequência de novo em Poznan, depois Duisburg (Alemanha), Moscou (Rússia) e este ano em Milão (Itália). Mesmo com tal retrospecto ainda não se visualiza ganhando a medalha de ouro nos Jogos do Rio. Para ele, ela só virá depois de muito trabalho e se mantiver bons resultados nos meses que antecedem à competição mais importante da sua carreira.

As entradas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 podem ser comprados no portal de ingressos até esta quarta-feira (30), com maioria absoluta na faixa dos R$ 30. Não perca essa chance!