Tóquio 2020 Promete água Limpa Para As Disputas Do Triatlo E Maratona Aquática

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 garantiu, nesta terça-feira, que o Odaiba Marine Park será completamente limpo até o início dos dois eventos. O local receberá as provas de triatlo e maratona aquática. No último verão, uma inspeção constatou que a água do complexo continha 21 vezes mais a quantidade de índices de poluição permitidos para a prática esportiva. As informações são da agência Associetad Press (AP).

- Fizemos umas primeiras experiências e os resultados mostraram-se significativos - disse o CEO do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Toshiro Muto. - Nós continuaremos trabalhando neles para que possamos tomar medidas altamente efetivas - completou.

O debate sobre o Odaiba Marine Park surgiu no início do mês, quando autoridades japonesas apresentaram dados sobre a água do complexo. 

Na ocasião, chegou-se a cogitar a mudança das provas do triatlo e maratona aquática para outro local.

A troca foi descartada mediante garantias de despoluição. Nesta semana, foram testadas telas subaquáticas, que conseguiram impedir a entrada de 90% dos coliformes fecais presentes na água ao redor do parque.

As autoridades japonesas atribuíram a poluição ao excesso de chuvas no último verão, o que comprometeu a estrutura de esgoto da metrópole. Somente em agosto, Tóquio teve 21 dias consecutivos de chuva, algo que não acontecia há 30 anos.


GLOBO ESPORTE

Olimpíadas

Foto:  Japan Travel