Copa Brasil De Paracanoagem Começa Na Próxima Sexta-feira Em São Paulo

De sexta-feira, 11, até domingo, 13, a Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP) receberá a primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem. A competição abre o calendário oficial de disputas da modalidade em 2016 e será classificatória para o Campeonato Mundial, em maio, na Alemanha.

O evento contará com a participação de dois grandes atletas do país: Fernando Fernandes (foto acima) e Luís Carlos Cardoso. O primeiro dia será marcado pela classificação funcional, que deverá avaliar os competidores para as disputas, de acordo com cada deficiência. No sábado e no domingo, ocorrerão as provas de 500 e 200 metros, que estarão divididas em sete categorias, separadas entre grupos masculinos e femininos.

De acordo com o supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Leonardo Maiola, a competição marca o início de um ano agitado para a modalidade. “Em 2016, a Paracanoagem estreará nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, fruto do crescimento que o esporte tem alcançado ao longo dos últimos anos. Logo, a Copa é peça fundamental neste processo”, analisou Leonardo.

“Os resultados deste final de semana classificarão alguns atletas para o Mundial (em maio, na Alemanha), onde serão definidos os nomes que representarão o Brasil no maior evento paradesportivo do planeta. Além disso, essas atividades servem para estimular o desenvolvimento da modalidade no país”, completou o supervisor.

Aberta ao público, a Copa Brasil de Paracanoagem é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Centro de Práticas Esportivas da USP (CepeUSP) e GE.


Informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).