Mais 12 São Definidos Na Prancha A Vela Dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Encerrado o Mundial de RS:X (prancha a vela) no domingo (25), em Al Mussanah, em Omã, mais 12 vagas (seis no masculino e seis no feminino) foram distribuídas para a competição de vela dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No masculino, os países classificados foram Suíça, Coreia do Sul, Hungria, Hong Kong, Portugal e México; no feminino, Hong Kong, Japão, Noruega, Austrália, Dinamarca e Grécia.

Na competição em Al Mussanah, o destaque foi a chinesa Peina Chen, de 26 anos, com uma campanha espetacular. No masculino, um oitavo lugar na Medal Race (espécie de final com os melhores da semana de regatas) foi suficiente para o francês Pierre Le Coq, também de 26 anos, ficar com o título.

No Rio 2016, a prancha vela terá 36 atletas na competição masculina e 26 na feminina (o Brasil tem uma vaga em cada categoria, como país-sede).

As vagas seguem um sistema de cotas, que se iniciou pelo Mundial da ISAF (sigla em inglês para a Federação Internacional de Vela), para todas as classes, em setembro de 2014, em Santander, na Espanha.

Também distribuem vagas Olímpicas os Mundiais de cada classe, distribuídos ao longo deste ano, e as competições continentais, que vão até abril de 2016.