Bicampeão Mundial Disputa Volta A Nado Do Arquipélago De Alcatrazes

Ricardo Augusto, foto acima, organizador da travessia, nadando da orla de São Sebastião até Alcatrazes - Alejandro Gervilha.

Nesta quarta-feira, a partir das 5h, será realizada a 1ª Volta a Nado do Arquipélago de Alcatrazes, na costa de São Sebastião, no litoral paulista. Ao todo, serão 15km percorridos em volta do histórico conjunto de ilhas que é considerado um dos maiores em biodiversidade do Brasil e que será reaberto ao público em 2018 para o ecoturismo após mais de três décadas de posse da Marinha.

O evento contará com grandes nomes da natação brasileira de longas distâncias, as maratonas aquáticas, como Igor de Souza, supervisor técnico da seleção brasileira da modalidade, campeão mundial em Barcelona em 2013, e bicampeão do Circuito Mundial de Maratona Aquática em 1996 e 1998. Igor é o único brasileiro a fazer a travessia ida e volta no Canal da Mancha que liga Dover, na Inglaterra, a Calais, na França, onde tem o recorde Pan-Americano que perdura há 20 anos. Igor é um dos três atletas brasileiros imortalizados no Hall da Fama da FINA, a Federação Internacional de Natação, junto com Maria Lenk e Abílio Couto.

- É sempre uma ansiedade, uma prova diferente, primeira vez que vai ocorrer, gera um pouco ansiedade, preocupação com a segurança, logística boa, mas são atletas experientes, não é uma competição, então todos vão nadar juntos, não teremos extremos de performance o que ajuda para não ter uma fadiga, cansaço, é uma prova que poderemos monitorar bem o trajeto - destacou Igor.

Outro grande nome é o de Marta Mitsui Izo, que, em 2011, ao lado de três outras nadadoras, bateu o recorde de revezamento da Travessia Balkis, no Canal da Mancha, com 8h22min no percurso de ida e 18h42min no total. A equipe ainda detém o recorde do percurso total. Este ano ela realizou a Odisséia das 8 pontes, no Rio Hudson, em Nova York, percorrendo 193km, sendo a primeira mulher brasileira a obter tal feito.


O GLOBO

Esportes

Foto: Alejandro Gervilha