No Japão, Estados Unidos E Itália Garantem Vagas Masculinas No Vôlei Do Rio 2016

Com as medalhas de ouro e prata asseguradas na Copa do Mundo do Japão, Estados Unidos e Itália garantiram vagas no torneio masculino de voleibol dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Tricampeã Olímpica (em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Pequim 2008), além de campeã mundial na França 1986, a seleção norte-americana chegou a seu segundo título no Japão, depois de 1985, com uma vitória por 3 sets a 1 sobre a Argentina.

Na soma de pontos do torneio, para a classificação geral, o segundo lugar ficou com a Itália, pela vitória sobre a Polônia (que também tinha chance de vaga) por outros 3 a 1.

Desta vez, o Brasil não participou da Copa do Mundo do Japão, sob argumento da Confederação Sul-Americana de Voleibol de que as seleções do país-sede já têm vaga Olímpica assegurada no Rio 2016 e tirariam chance de outro país do continente tentar a classificação.

No início do mês, o torneio feminino da Copa do Mundo do Japão classificou China e Sérvia, respectivamente ouro e prata, para os Jogos Olímpicos Rio 2016.