Evento De Abertura Da Semana De Vela De Ilhabela Reúne Autoridades

Na noite deste sábado (8) um grande evento de abertura da 44ª Semana de Vela de Ilhabela reuniu centenas de pessoas na Race Village, um espaço no Centro Histórico da cidade construído especialmente para as festividades da semana.

Antes da abertura oficial, o humorista Murilo Couto finalizava a sessão do Festival de Stand Up Comedy, que conta com 21 comediantes que se apresentam até este domingo.

Essa é apenas uma das atrações confirmadas pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório (PMDB), durante o discurso oficial de abertura. Além das tradicionais regatas, o visitante da cidade poderá ir às exposições, palestras e shows musicais, como da banda Jota Quest, no dia 10. 

O prefeito destacou também a importância do evento para o turismo e economia da cidade. "Estamos recebendo mais de mil velejadores, mais de 150 embarcações, o grande evento deve reunir mais de 30 mil visitantes, que vão movimentar nossa economia, o nosso comércio, e o grande objetivo é gerar emprego, é gerar renda pra cidade."

Também presente na cerimônia, o Secretário do Esporte de Ilhabela, José Roberto Jesus, revelou ser velejador e destaca o esporte como algo que vai além da competição, mas como um patrimônio cultural que abraça a cidade e une os habitantes, por se tratar da capital nacional da Vela.

Ele mencionou o "Projeto Navegar", idealizado pelo velejador campeão olímpico Lars Grael, em 2002, que tem revelado grandes atletas da modalidade, e que hoje conta com mais de 220 crianças e adolescentes aprendendo a velejar.

Não deixando outro ponto importante de lado, o Vice-Almirante Comandante do 8o Distrito Naval, Antonio Carlos Soares Guerreiro, destaca a responsabilidade do cidadão para a preservação do mar e seu ecossistema.

"Em torno de 95% do comércio exterior do nosso país sai e entra pelo mar, mais de 90% da nossa exploração de petróleo está no mar, ou seja, o brasileiro tem se que conscientizar que esse país tem vocação marítima e nós temos que conhecer um pouco mais isso que é o nosso mar." Ele destaca que atitudes como não jogarem lixo nas praias, ou o cuidado dos velejadores com resíduos oleosos, fazem grande diferença na preservação dos mares.

Ao final da cerimônia, após uma queima de fogos, a Banda de Música do 8o Distrito Naval de São Paulo agraciou o público com repertório que ia desde "Aquarela do Brasil" a músicas do cantor Tim Maia.

A 44ª Semana de Vela de Ilhabela vai até o dia 15 de Julho, dia que ocorrerá a premiação aos vencedores das regatas e a Festa de Encerramento.


MEON

Esportes

Foto: divulgação