Faetec Oferece Formações Gratuitas Que Podem Render Uma Vaga Nas Olimpíadas

Está desempregado? Quer iniciar sua carreira, mas nem sabe por onde começar? Tem urgência de conseguir uma oportunidade? A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu 24 mil vagas em cursos profissionalizantes, que deverão durar apenas dez semanas. Quem se inscrever para as oportunidades (até o dia 10 de abril) ainda terá uma ajudinha para entrar no mercado, de uma forma especial: a escola fechou um convênio com a Rio-2016, por meio do qual oferecerá a mão de obra de alunos capacitados para trabalhar nos Jogos Olímpicos.

Já está funcionando. Junto com o curso, criamos um cadastro de profissionais para enviar a 15 empresas, permanentemente. Além disso, estamos promovendo workshops locais para os alunos conhecerem as (companhias) ofertantes — explica o presidente da fundação, Wagner Victer, ressaltando a importância social do projeto: — A Faetec é a fundação que tem a maior penetração nas áreas carentes do estado.

A maioria das qualificações oferecidas pela instituição, nesta segunda rodada de oferta de vagas do ano, são nas áreas de Turismo, Gastronomia, Hospitalidade e Lazer. Para os futuros agentes de informações turísticas, camareiras e garçons — entre outros —, Victer afirma que o desafio das Olimpíadas, ainda que temporário, pode ser um elemento transformador de currículo.

O maior legado do evento não serão somente as obras, mas as mudanças nas vidas de milhares de pessoas — avalia ele.

É o que busca a produtora de eventos Elisa Santos, de 43 anos, matriculada num curso de Inglês desde meados do ano passado, na unidade da Faetec em Quintino.

Estou desempregada há mais de um ano, e a falta de uma segunda língua no currículo era uma deficiência que eu tinha na minha formação — conta ela, que pretende se inscrever para ocupar um posto nos Jogos Olímpicos. Preciso voltar ao mercado de trabalho. E acho que isso me ajudará.


Extra Online

Foto: divulgação