Mundiais Paralímpicos De Natação E Halterofilismo São Adiados

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) comunicou, nesta quarta-feira, que os Mundiais de natação e halterofilismo, com sede na Cidade do México, foram adiados. As competições iniciariam dia 30 deste mês. A causa foi um terremoto de magnitude 7.1 na escala Richter que, na tarde a última quinta-feira, atingiu o centro do México. 

A decisão foi tomada após o IPC avaliar as condições em conjunto com o comitê organizador local (LOC) e o governo da Cidade do México. O tremor deixou centenas de pessoas mortas e causou danos severos. 

A piscina olímpica Francisco Márquez e o ginásio olímpico Juan de la Berrera, aparentemente, sofreram pequenos danos. Uma maior avaliação estrutural será realizada posteriormente. Porém, os hotéis que receberiam as delegações apresentaram grandes estragos. A delegação brasileira de natação viajaria na noite da última terça, mas foi cancelada no mesmo dia. 

A Cidade do México receberia cerca de 1.400 paratletas, oficiais e estafes. As competições se estenderiam até o dia seis de outubro. Um pequeno número de delegações já havia chegado à cidade. Todas elas estão a salvo. 

- Após o terrível terremoto, nossos pensamentos, rezar e condolências estão com o povo mexicano neste momento. A trágica perda de vidas e a devastação causada traz enorme tristeza e a nossa profunda simpatia está com todos os envolvidos - disse Andrew Parsons, brasileiro recentemente eleito presidente do IPC (foto acima), que completou: 

- Como resultado da tragédia, estamos em total acordo que o foco imediato das autoridades mexicanas deve ser priorizar a recuperação de sua população e a reconstrução, e não organizar duas grandes competições esportivas. Por este motivo, concordamos com o comitê organizador local e com o governo da Cidade do México para adiar a realização dos Mundiais de Halterofilismo e Natação até novo aviso. Sei que o adiamento será uma notícia desapontante para os atletas, mas sob circunstâncias únicas esta é a coisa certa a se fazer.


TERRA

Esportes

Foto: Washington Alves/CPB