Semana De Vela Já Destaca Os Barcos Mais Rápidos Das Regatas Iniciais

A Semana de Vela de Ilhabela já apresenta os seus primeiros destaques. No domingo, em uma das principais regatas, o barco vencedor chegou na frente com um tempo dos mais expressivos.

O barco Pajero foi o Fita Azul da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, prova de 55 milhas, que abriu a Semana de Vela de Ilhabela no domingo (9).

A equipe de Eduardo Souza Ramos foi a primeira a chegar no Yacht Club de Ilhabela, completando o percurso em 6 horas, 6 minutos e 37 segundos, um pouco acima do recorde de 2015, que ainda pertence ao Camiranga (6 horas, 4 minutos 03 segundos). O desempenho, no entanto, foi o melhor da história, pois o Camiranga tem 65 pés – 25 a mais do que o Pajero, um Soto 40.

“Tivemos a sorte do dia ter vento, o modelo S40 e a tripulação fizeram a diferença. Tava todo mundo acertando bastante hoje. A briga sempre é muito forte. O Crioula é um barco magnificamente bem tripulado e ele sempre está por perto”, disse Eduardo Souza Ramos, comandante do Pajero. No tempo corrigido, o Crioula está em primeiro lugar.

“As condições foram muito boas e o vento chegou até 20 nós, a média deve ter dado 14 e 15. O barco é muito rápido e fomos no popa com balão em cima desde a largada até chegar em Alcatrazes. Nosso tempo de fato mais rápido até agora”, contou Souza Ramos.

A chave para o resultado expressivo do Pajero na classe ORC foi a tripulação profissional impulsionada, que conta com o atleta olímpico André ‘Bochecha’ Fonseca, e a força dos ventos, que tiverem rajadas acima da média do começo ao fim.

A regata largou às 11h10 do domingo. A subida para Alcatrazes foi em vento de popa, ou seja, maior intensidade. Após contornar o arquipélago, os barcos voltaram com vento, mas mantiveram boa média.

“O desempenho foi impressionante. Eles foram melhores até que o Brasil 1 da regata de Volta ao Mundo de 2005. O vento ajudou a equipe a ter essa marca, além da tripulação. A prova foi muito difícil e exigiu bastante dos tripulantes de todas as classes, com a ida à Alcatrazes com vento forte e de popa e uma condição parecida, só que com rajadas contra, na volta”, disse Cuca Sodré, organizador da Semana de Vela de Ilhabela.

Os resultados oficiais (com os tempos corrigidos) foram publicados nesta segunda-feira (10) nos canais oficiais da Semana de Vela de Ilhabela.

IRC e outras classes de rating

Assim como o Pajero na ORC, o Itajaí Sailing Team foi o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os IRC na regata de Alcatrazes. Mas a situação da classe se repete na pontuação. O Rudá lidera provisóriamente na frente dos catarinenses por causa das regras de rating. Inaê Transbrasa está em terceiro no geral.

Nos Clássicos, o placar indica Atrevida, Vendetta e Áries III entre os primeiros na regata de percurso longo.

Entre os Bico de Proa, o Bravo lidera na A e Jacaré na B. E na RGS C, o placar indica Nativo, Rainha Empresta Capital e Xiliki nas três primeiras posições.


MEÓN

Esportes

Foto: Eduardo Grigaitis/Balaio