Seleções Femininas De China E Sérvia Garantem Vaga Nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Duas seleções estão confirmadas para o torneio de vôlei feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A campeã e a vice-campeã da Copa do Mundo do Japão, China e Sérvia, podem entrar no caminho das brasileiras. Sendo assim, o treinador José Roberto Guimarães já pode começar a estudar as adversárias. Apontada como favorita ao título, a seleção dos Estados Unidos acabou em terceiro lugar e terá que lutar pela classificação para os Jogos Olímpicos no Pré-Olímpico da América do Norte e Central, que será realizado no próximo ano.

Ao vencerem as anfitriãs (3 sets a 1 com parciais de 25/17, 22/25, 25/21 e 25/22), as chinesas garantiram o quarto título da Copa do Mundo. A conquista iguala o feito de Cuba e deixa as seleções como as mais vitoriosas da competição. As sérvias sofreram para vencer a Argentina no tie-break com as parciais de 25/16, 25/19, 20/25, 23/25 e 15/04 e ficaram com a segunda vaga.

A seleção dos EUA pode lamentar a colocação alcançada na Copa do Mundo e, consequentemente, a falta da vaga para o Rio 2016. Por conta do regulamento, que prioriza o número de vitórias em relação ao número de pontos, o carimbo no passaporte para vir ao Brasil não aconteceu.