Aprendizagem Motora E O Ensino Do Esporte

O esporte é um fenômeno sociocultural que encerra uma diversidade de valores: educacionais, culturais, humanísticos, entre outros. Para sentir, apreciar e incorporar esses valores, é fundamental passar pela experiência prática. Assim, proporcionar uma prática bem-sucedida representa um grande desafio para todos os programas e propostas que têm como meta inserir as pessoas no universo do esporte.

Nesse contexto, a aquisição de habilidades motoras desempenha um papel fundamental. A habilidade motora modula o envolvimento com o esporte: quanto mais envolvimento, mais habilidade, e vice-versa; quanto mais habilidade e envolvimento, maior a chance de permanência na atividade, ou seja, da prática do esporte ao longo da vida.

A aquisição de habilidades motoras constitui o objeto de estudo de um campo de investigação denominado aprendizagem motora, que procura elucidar os mecanismos e os processos subjacentes a essa aquisição, além dos fatores que a influenciam. Os conhecimentos produzidos, sistematizados e acumulados historicamente por esse campo podem contribuir significativamente para o ensino do esporte, possibilitando ao profissional tomar decisões pedagógicas com mais segurança e propriedade. 

Este livro procura estabelecer uma ponte entre a aprendizagem motora e o ensino do esporte em diferentes modalidades. Foi escrito com a intenção primária de contribuir para a melhora da qualidade do ensino, mas também com a expectativa de que o profissional, ao reconhecer a potencialidade dos conhecimentos de aprendizagem motora e ao proceder à sua efetiva experimentação no cotidiano da intervenção, possa assumir atitude de pesquisador, reconhecidamente um componente imprescindível para o constante aperfeiçoamento profissional.


Compras e maiores informações: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/aprendizagem-motora-e-o-ensino-do-esporte-1159