Do "rola A Bola" à Inovação Pedagógica Nas Aulas De Educação Física

Sinopse

Nas últimas décadas, observamos um aumento considerável na produção do conhecimento sobre Educação Física Escolar. Artigos e livros são publicados frequentemente, professores apresentam pesquisas e reflexões sobre a sua prática pedagógica em diversos eventos espalhados por todo Brasil, revistas pedagógicas fazem reportagens sobre o ensino da Educação Física na escola. Todavia, parece que essa área de conhecimento ainda não recebe a devida importância no currículo da Educação Básica. Talvez, isso ocorra porque muitos docentes de Educação Física ainda são considerados como um “rola a bola” da escola.

Essa expressão foi criada para se referir àqueles que não sistematizam a sua ação didática e, na maioria de suas aulas, apenas entregam os materiais esportivos para os estudantes e deixam que realizem as práticas corporais que mais gostam sem qualquer orientação, sem objetivos educativos predefinidos, nem avaliação de aprendizado. Isso ocorre em todos os ciclos de escolarização.

Felizmente, observa-se um aumento crescente de professores de Educação Física que pensam e refletem sistematicamente sobre a sua prática pedagógica, tematizam diversas manifestações da cultura corporal de movimento, utilizam diversificadas estratégias de ensino, avaliam os seus alunos por meio de diferentes instrumentos e conseguem sistematizar o seu próprio currículo a partir daquilo que compreenderam das diferentes teorias com as quais tiveram contato. Esses docentes passaram a produzir práticas pedagógicas inovadoras na escola. Tendo em vista este cenário, neste livro analisamos os bastidores do cotidiano escolar público, na tentativa de tentar compreender, de forma ampla, as razões do existir de aulas de Educação Física tão diferentes na escola.

Autores

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e nas Licenciaturas de Geografia e Matemática, no Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio e no Curso de Turismo.

SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA

Graduada em Educação Física e em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1997), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade São Judas Tadeu. Atua no mestrado e doutorado em Educação Física. Foi professora da rede estadual de ensino de São Paulo, trabalhou como técnica desportiva e como gestora na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo onde também coordenou o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte. Consultora em projetos da UNESCO. Coautora dos livros: Método Integrado de Ensino no Futebol, Educação Física escolar e Cooperação, Portas Abertas para a Educação Física, Educação pública: a realidade da Educação Física na escola, entre outros. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana.


Vendas: 

https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32352-do-rola-a-bola-a-inovacao-pedagogica-nas-aulas-de-educacao-fisicabr-uma-analise-dos-bastidores-do-cotidiano-escolar-publico