Pais Fitness Inspiram Filhos Na Vida Saudável

Portal FolhaPE conta histórias de quem malha em família. Campanha dá meses grátis em academia

Para manter a saúde, o importante é se movimentar. Em qualquer idade. E como o Dia dos Pais se aproxima, o Portal FolhaPE vai dar uma forcinha para aquele pai que quer ou precisa começar a se exercitar. Em parceria com a Hi Academia, lançamos a campanha #meupaimalhador. Os vencedores ganharão mensalidades na academia, entre outros prêmios.

Confira no fim do texto como participar. Precisa de um incentivo? Confira histórias de pais que investem no exercício para cuidar da saúde.

Aos 70 anos de idade, o engenheiro civil Antônio Teixeira é exemplo para a família. Ele começou a frequentar a academia aos 58, depois de o corpo dar sinais de que precisava mudar. "Eu sentia necessidade de ter uma condição física melhor para realizar atividades físicas, tanto no âmbito do trabalho, quanto familiar. E foi uma tendinite que disparou a necessidade de me mexer", lembra.

Hoje, Antônio treina por prazer: cinco vezes por semana e ainda faz pilates e pedala. "Quando não treino, faz falta. Se deixo de ir um dia na semana, compenso no domingo", diz, demonstrando uma disposição invejável. Invejável, inclusive, para seus três filhos. Eles, que no início o incentivavam, hoje são inspirados pelo pai, que os cobra que façam exercícios. "Me sinto feliz por ser exemplo para eles, que se sentem compromissados a também fazerem exercício", diz.

O professor de Matemática Luiz Queiroz, de 44 anos, não só treina como reúne a família na academia. O mais velho, de 18 anos, e a atual esposa, acompanham o paizão na "maromba". Os dois mais novos, Luana, de 7 anos, e Cauã, 8, vão para a academia e assistem ao pai puxar seus ferros enquanto fazem as tarefas de casa ou alguma atividade lúdica. "Para mim, me exercitar é importante primeiramente para a minha saúde, mas também pela autoestima e estética", declara. No futuro, Luiz pretende ter todo o núcleo familiar seguindo seu exemplo - os pequenos, ao menos, já comentam que querem.

O mesmo pensa o publicitário Gabriel Libonati, 35. Assíduo das academias, ele confessa que começou a malhar pensando na estética, mas depois passou a se preocupar mais com o aspecto da saúde. "Hoje em dia, atento muito para minha alimentação, é minha prioridade", diz. A academia tanto faz parte de sua vida que já estimula o filho, de 5 anos. "Estou só esperando ele crescer para que venha treinar comigo", brinca.

Cuidando da saúde

Uma rotina de exercícios é fundamental para manter a saúde do corpo. Como o gerente técnico da Hi Academia, o educador físico Enoque Tavares Junior, define, é "uma medicação sem nenhum efeito colateral, quando ministrada na dose certa".

Enoque lembra que, com a idade, a capacidade de oxigenação dos tecidos cai. Para retardar o processo, o exercício aeróbio é essencial. Isso vale principalmente para os homens de meia idade. "O exercício dá um maior grau de autonomia funcional, tornam a vida do adulto mais independente", esclarece. E para realizar exercícios, o acompanhamento de um profissional é importante - e pode ser encontrado nas academias. "O educador físico pode direcionar um plano de treino de acordo com as necessidades do aluno", explica Enoque.

Engana-se, no entanto, quem pensa que apenas a malhação tem bons resultados. O importante é se mexer. "Nosso corpo não foi feito para ficar parado. O movimento faz parte da nossa existência", define o fisioterapeuta Leonardo Machado. Segundo ele, quando nos colocamos em constante movimentação, fazemos que toda a "máquina" funcione de forma satisfatória, reduzindo uma série de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Uma ótima forma de se movimentar e exercitar, cita o fisioterapeuta, é justamente brincar com os filhos. "O simples fato de sentar no chão estimula o ganho de flexibilidade, que muitas vezes deixa de ser exigida quando a pessoa senta em uma cadeira", explica. Pegar o filho no colo, agachar, correr, jogar bola ou mesmo ir à praia também ajudam.

Promoção

O Portal FolhaPE, em parceria com a Hi Academia e Edelson Cabeleireiro, realiza a campanha #meupaimalhador. Para concorrer, filhos devem postar em seu Instagram vídeo de seus pais se exercitando, seja ao ar livre, em casa ou em um centro de treino, e usar a hashtag da campanha.

Você tem até o dia 11 de agosto para publicar os vídeos. O vídeo mais curtido ganhará três meses de treino na Hi. O segundo lugar ganha um pacote de corte de cabelo, barba e hidratação no Edelson Cabeleireiros do Espinheiro. Capriche no vídeo e boa sorte!

FOLHA DE PERNAMBUCO

Cotidiano

Foto: divulgação