Os Cinco Passos De Um Atendimento Nota 10 Na Sala De Musculação

Muita gente não sabe e você não faz a mínima ideia de como é chato treinar em uma academia de ginástica na qual os Professores não sabem o que fazer ou não fazem o que deveriam.

Lembra quando você fez seu primeiro estágio supervisionado em academia de ginástica durante sua Graduação?

Lá está você com um enorme frio na barriga, cheio de ansiedade, querendo fazer as coisas certas pra impressionar (o que está correto!), mas quando você entra na sala, encontra uma realidade que assusta…alguns alunos caminhando nas esteiras ou pedalando nas bicicletas, outros com seus Personal Trainers e vários outros sozinhos olhando pro nada realizando suas séries. O mais puro tédio!

Mas, onde estão os professores?

Somente quando você olha com um pouco mais de cuidado é que você percebe a verdade.

Um deles está no celular, outros três, provavelmente os mais antigos da academia,  estão conversando perto da abdutora e lá no fundo da sala tem mais um espremendo uma espinha perto do espelho.

Pois é, não tem ninguém pra te orientar sobre o que fazer. É seu primeiro dia de estágio e se você não tomar uma providência  ficará igual a eles.

E essa realidade não pertence apenas a pequenas academias. Muitas das academias “grandes” passam pelo mesmo problema.

Então, meu amigo, o que você vai fazer?

Sugerimos pra você um guia com apenas cinco passos bem simples que você fará todos os dias de sua vida, enquanto for estagiário ou professor em uma sala de musculação.

Vamos à conduta obrigatória do Profissional de Educação Física na sala de musculação.

PASSO 1 – INÍCIO DE SEU TURNO

Chegue cinco minutos antes de seu horário começar na sala de aula, procure o professor do horário e verifique três coisas: se ele está deixando a sala arrumada, se ele checou a ergometria recentemente e se existem clientes novos ou problemáticos no horário.

Cada professor deve prezar pela organização da sala durante seu turno. Mesmo que a academia tenha uma equipe de apoio, lembre-se de que eles não estão lá pra guardar os pesos. Essa responsabilidade é do aluno, ou de seu Personal.

O Profissional de Educação Física aqui será educador ao instruir os alunos sobre as vantagens de usar e guardar o que usou com cuidado.

A ergometria precisa de atenção e é papel do professor do horário dar essa atenção. Caso ele não tenha ido verificar os treinos cardiovasculares recentemente, é por lá que começará sua abordagem aos alunos.

É prioritário saber quem são os alunos novos do horário. Eles precisam da maior parte da atenção dos professores da sala.

E tem os problemáticos. Chamamos de problemáticos aqueles clientes que fazem parte de algum grupo especial (cardiopata, gestante, idoso), aqueles clientes difíceis de agradar (os reclamões), os sabe-tudo e todos os demais tipos de clientes que formam a grande fauna que frequenta as academias hoje em dia e que se afastem da ideia de “aluno normal” em qualquer aspecto.

Se você consegue prestar um bom atendimento a qualquer pessoa da sala, sem preferências, será bem visto por clientes e superiores.

PASSO 2 – INICIANDO SEU ATENDIMENTO

Cumprimente todos os clientes sem exceção, mesmo que você não os conheça. Pergunte o nome ou olhe a ficha e o chame pelo nome. Procure oferecer seus serviços e iniciar uma conversa ou orientação técnica.

Observe algumas execuções de alguns clientes e faça correções se for necessário antes de ser perguntado.

Caso algum cliente o chame, atenda imediatamente. Se isso ocorrer enquanto presta atendimento a outro cliente, olhe para quem chama e peça um minuto.

Seja ágil e atencioso ao mesmo tempo!

PASSO 3 – TREINAMENTO CARDIOVASCULAR

Caso o professor do horário tiver visitado a ergometria pouco tempo antes de você chegar, você prioriza as máquinas. Mas, assim que estiver livre deverá se dirigir pra lá.

Na ergometria cheque a frequência cardíaca e oriente sobre o treino aeróbico do cliente. Consulte a ficha se for necessário. Oriente sobre a duração, intensidade, frequência semanal.

Busque informar sobre coisas interessantes que leu sobre gasto clórico, biomecânica da pisada, conforto no tênis (sem ser técnico demais!). Pode inclusive explicar as principais vantagens do treino cardiovascular e desmistificar alguns mitos.

PASSO 4 – SEJA PROFESSOR

De volta às máquinas corrija as execuções, dê sugestões de pegadas, pergunte sobre a carga, fale sobre a respiração correta. Quase nenhum cliente sabe respirar corretamente durante uma série de treino resistido. Faça sua parte!

Elogie uma execução correta, uma série bem feita. Eles gostam disso!

Acompanhe e ajude na execução ou na segurança de uma série completa de todos os clientes da sala, mesmo dos que se consideram “experientes”.

Se o horário estiver calmo, puxe conversa agradável, faça o mesmo que fez na ergometria. Mas, ao conversar, puxe assuntos técnicos sempre que possível, novamente tomando o cuidado para não ser pedante ou inacessível, cheio de jargões técnicos. Seu cliente não precisa saber a diferença entre hipertrofia miofibrilar e sarcoplasmática…

Se for outro assunto, procure algo do interesse de seu cliente.

PASSO 5 – FINALIZANDO

15 minutos antes de terminar seu turno, inicie a arrumação da sala. Cheque se os clientes guardam o que usam. Peça ajuda a outros professores do horário.

Ofereça as últimas orientações e se estiver disponível, ajude algum cliente a alongar melhor.

Procure algum cliente para elogiar e pergunte se o treino foi realizado com sucesso. Crie um gancho para o próximo treino.

Procure o professor que está chegando pra render você e passe informações sobre a ergometria e sobre os eventuais alunos novos ou problemáticos.

Saiba que com a globalização, a concorrência e com as exigências na qualidade do atendimento, principalmente nas grandes franquias de academias, não basta ser graduado e ter feito cursinhos de musculação e hipertrofia nos finais de semana.

Você deve cuidar de seu atendimento, de sua aparência, de sua comunicação…

De preferência, deve saber inglês e dominar informática, deve se manter atualizado tanto com assuntos técnicos quanto com assuntos gerais.

Esses cinco passos deverão ser realizados sempre durante seu horário. Mas o grosso de seu atendimento será uma repetição cíclica dos passos 2, 3 e 4.

Agora eu faço uma pergunta. Será que se você aplicar esses passos terá tempo de bater papo com outros professores, passear nas redes sociais ou se espremer no espelho?

Pense nisso. Tome uma atitude já para ter um atendimento nota 10, uma verdadeira aula de musculação que nenhum cliente, coordenador ou administrador de academia esquecerá.

Caso precise de uma força extra pra afinar seu posicionamento no mercado do fitness se informe sobre nossos serviços de Coaching Profissional.

Forte abraço!


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Foto: divulgação