5 Dicas De Corrida Que Todo Atleta De Crossfit Precisa Saber

Você é do tipo que faz cara feia quando descobre que tem corrida no WOD? O site americano BOXROX listou cinco dicas de corrida específicas para um atleta de crossfit.

Afinal, correr é um dos movimentos e exercícios básicos do ser humano. Sean Rohrback, especialista em técnica de corrida e atleta de crossfit, compara a corrida com o crossfit no sentido técnico: quanto mais conhecimento específico, menor será o desgaste físico e maior será o seu rendimento.

1 – Técnica é tudo

Mesmo que pareça óbvio, Sean Rohrback diz que todo atleta de crossfit deve lembrar que existe um “jeito certo” de correr e recomenda o método Pose, que se resume em três fases: Pose, que se refere a posição inicial; Fall, que significa a queda (ou inclinação) do corpo para frente, para que a gravidade dê o impulso e diminua o trabalho dos pés; e Pull, que indica a saída rápida do pé de apoio do chão para perto do quadril, dando velocidade ao movimento.

2 – Passo longo não é tudo

Um passo longo feito de maneira incorreta pode causar dores nas pernas e nas costas, avisa Rohrback. Além disso, acrescentar impacto a mais nos calcanhares ou na ponta dos pés pode afetar o rendimento de atletas de crossfit não só na corrida, como também em outros exercícios do WOD.

 3 – Técnica, Intensidade e Volume (nessa ordem)

Novamente Sean Rohrback compara a corrida com o crossfit. “Esse conceito muitas vezes é perdido. Não importa o que você esteja fazendo, um movimento de ginástica, levantamento de peso ou correndo, a técnica sempre deve prevalecer antes de adicionar intensidade e antes de definir o volume dos seus treinamentos.

4 – Respire pelo diafragma e não pelo peito

Rohrback comenta que diversos atletas de crossfit perguntam qual a maneira correta de respirar durante a corrida. Segundo ele, na maioria das vezes a respiração está sendo feita pelo peito e forma rápida e curta, aumentando a frequência cardíaca durante o WOD. “O ideal é tentar na prática: empurrando o abdômen para fora abrirá seu diafragma e permitirá que você respire mais fácil”.

5 – Não evite as corridas

Seguir essas cinco dicas não fará um atleta de crossfit se tornar um corredor de uma hora pra outra, reforça o especialista. Mesmo assim, Rohrback frisa a importância de praticar regularmente exercícios de mobilidade, técnica e e não deixar de praticar. “Começando a levar a mecânica da corrida a sério como você leva os educativos de Snatch, você conseguirá ver um progresso”.


ATIVO.COM

Cross-Training

Foto: divulgação