Conheça O Low Pressure Fitness E Seus Benefícios

O Low Pressure Fitness é uma técnica respiratória também conhecida como Técnica da Barriga Negativa ou Ginástica Abdominal Hipopressiva. Esses movimentos são originários do Yoga, os Bandhas, realizados em três níveis e com objetivos finais diferentes do LP, além de serem realizadas em jejum.

Já essa denominação, ginástica abdominal hipopressiva, foi dada nos anos 80, pelo Professor Doutor Marcel Caufriez, fisioterapeuta de nacionalidade Belga, tinha por finalidade a reabilitação abdominal no pós-parto. Pelos benefícios oferecidos nesta técnica, ela foi levada adiante e hoje nas academias ajuda na definição abdominal. O Webrun conversou com Rodrigo Ribeiro, fisioterapeuta do Instituto que leva seu nome. Ele conta os principais benefícios desta técnica, veja abaixo:

"O músculo diafragma, principal atuante na técnica, separa a cavidade torácica da abdominal. Ela está diretamente relacionado com o sistema respiratório e nossa postura. O mais comum é estar encurtado e hipertônico, já que a maioria das pessoas não tem nenhum tipo de consciência respiratória. Dessa maneira, comprime as vértebras da coluna e os órgãos internos, trazendo a má postura e a barriguinha saliente", explica o fisioterapeuta.

Durante a execução do low pressure fitness, a pessoa faz uma apneia expiratória, com a abertura das costelas, sucção abdominal e elevação do diafragma, o que causa o levantamento dos órgãos internos através da tração dos pilares do diafragma. Assim, todo grupo muscular é contraído involuntariamente e ganha tônus de repouso ao longo da prática.

"Essa ativação do tônus promove a redução da cintura, melhora a postura e gera ativação do assoalho pélvico, ligado diretamente a incontinência urinária e desempenho sexual, além da melhora na capacidade respiratória", conta Ribeiro. Costumamos dizer que para manter uma postura ideal você não precisa e nem deve manter os músculos com contração ativa, pois suas fibras irão fadigar e gerar lesões, já que eles são constituídos por fibras de contração lenta.

Outras técnicas que também trabalham o alongamento do diafragma e tonicidade dos músculos mais profundos, são a RPG e o Pilates.

Como realizar a Low Pressure Fitness

Hoje existem aulas específicas para essa técnica, com duração de aproximadamente 30 minutos, realizando um ritmo respiratório específico e controlado, combinado com posturas isométricas e uma sucção do abdômen em apneia expiratória, onde se adapta as necessidades de cada indivíduo. As posturas realizadas de forma isométricas são em pé, ajoelhada, sentada e deitada, variando no grau de dificuldade de cada pessoa. Além de promover a ativação da musculatura corporal e alongamento.

Outros benefícios

Aumenta o metabolismo basal, melhora o fluxo linfático, o que auxilia na melhora de vascularização do corpo, ativa o processo de digestão, fazendo uma limpeza, através da pressão que o diafragma gera sobre os intestinos e, um dos principais benefícios terapêuticos, é sobre a melhora da capacidade respiratória. Dessa maneira, as pessoas conseguem melhorar a ansiedade, concentração e desempenho nas atividades.

Contraindicação

Pacientes hipertensos não devem praticar o low pressure fitness, pois a apneia gera aumento da pressão, mesmo que em segundos. Caso seja um paciente, controlado, os movimentos podem ser realizados de forma progressiva. Gestantes também podem ter contraindicações, porém em uma gestação saudável, a técnica pode ser realizada, desde que acompanhada, já que todos os benefícios como a melhora da postura, ativação do tônus, tanto na postura quanto para uma prevenção de incontinência urinária, serão benéficas para a gestante, pois a mesma terá uma pressão intra abdominal grande sobre todos os órgãos.

Se a técnica não for realizada de maneira correta pode acarretar lesões, pois ao invés de ativar o tônus você gera força, não sendo indicado para esse grupo muscular. 

Outra questão é se o praticante manter por muito tempo a apneia expiratória, gerando um grande aumento da pressão sanguínea, fazendo com que ele desmaie. Sendo assim, a recomendação é sempre fazer a prática com a orientação de um profissional.



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Foto: coretone