é Correto Fazer Alongamento Depois Da Musculação?

O Personal Trainer Magnus de Sousa, apresenta o quadro “Mexa-se” todas as terças na programação da Rádio Onda Sul FM. O profissional comentou e esclareceu as dúvidas dos ouvintes, que diariamente enviam mensagens com questões a serem abordadas.

Magnus inicia esclarecendo os dois tipos de alongamento. “Isso é uma pergunta bem interessante porque eu escuto muito falar não pode fazer alongamento. Eu vou separar o alongamento em duas partes, vou falar para você de uma maneira mais grosseira, sendo o alongamento mais forte, aquele que você sente mais a musculatura esticando  e o alongamento fraco em que você só puxa a perna ou braço e sente um leve estiramento na musculatura, um mais intenso ou menos intenso.”

Segundo o profissional, quem utiliza bastante carga na musculação, faz exercícios extenuantes, não deve fazer alongamento. “Fazer o alongamento forte, aquele intenso depois de fazer a musculação pode sim trazer riscos de lesões, então não é aconselhado. Já a pessoa que faz uma musculação mais terapêutica, voltada a resistência muscular localizada, que quer tonificar, não tem problema alongar depois, mas é importante fazer um alongamento fraco para manter os níveis de flexibilidade.”

Desse modo, Magnus de Sousa, esclarece que fazer ou não fazer o alongamento depende da intensidade com que o treino de musculação é realizado e a intensidade com que o alongamento será realizado logo após.  “Não gosto muito do termo não pode fazer, pode, mas vai depender da situação que o indivíduo treinou a musculação e de como ele vai fazer o alongamento. O que vai diferenciar isso é dose e quem vai dizer que se pode ou não pode fazer é o professor que vai acompanhar.”


RBJ

Geral - Juliana Raddi

Foto: divulgação