Musculação Com Peso Livre Ou Nos Aparelhos? O Que é Mais Eficiente?

O que é melhor, malhar com peso ou nos aparelhos? Essa questão aparece na cabeça de muita gente, principalmente daqueles que estão começando a malhar agora. Quando você começa a procurar informações sobre musculação, percebe que detalhes podem fazer a diferença.

Os exercícios de musculação podem ser feitos de duas maneiras: em aparelhos ou com peso livre (geralmente halteres). Na maioria das academias, você pode malhar ou mesclar as duas formas. Independentemente da sua escolha, o mais importante é manter a postura correta na hora do treino, por isso vale avaliar qual é a melhor maneira de treinar, baseado nos seus objetivos.

As vantagens de treinar nos aparelhos:

1. Geralmente são exercícios mais indicados para os iniciantes, pois, nesse primeiro momento, são uma espécie de guia, facilitando a realização do movimento correto.

2. Quando existe um suporte fixo, você pode colocar uma carga maior com menos risco de lesão.

3. Os aparelhos, em sua maioria, centralizam o esforço em único grupamento muscular, poupando os músculos acessórios (que auxiliam no movimento de outro músculo), permitindo que mais repetições sejam realizadas.

As vantagens de treinar com pesos livres:

1. Os exercícios podem ser realizados em casa ou quando você está viajando por exemplo. Isso pode ser o diferencial, no caso de você não gostar de frequentar o ambiente da academia.

2. É possível trabalhar uma maior amplitude em alguns movimentos, o que pode fazer com que você trabalhe fibras musculares que não são solicitadas nos aparelhos.

3. Devido a uma maior solicitação muscular (dos músculos acessórios, inclusive) para estabilizar e manter a postura correta, você pode acabar queimando algumas calorias a mais durante o treino.


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Foto: divulgação