Qual O Melhor Exercício Para Deixar O Corpo Em Forma, Pilates Ou Musculação?

Nas academias, não é incomum que os clientes tenham dúvida em relação ao exercício mais adequado para tonificar o corpo. Um exemplo são as diferenças entre o pilates e a musculação e os resultados que oferecem. "Os dois tipos de exercícios são excelentes para trabalhar a musculatura do corpo, mas a abordagem e a proposta de cada um deles é muito diferente", comenta o educador físico Douglas Paiva, da Pure Pilates.

O especialista lembra que a escolha entre uma modalidade de exercícios ou outra deve levar em consideração o estilo de vida e os objetivos da pessoa. "No pilates, você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios e desenvolver os músculos, a resistência e a flexibilidade", comenta o educador físico.

Os treinos com pesos, que são a base da musculação, podem trazer inúmeros benefícios para o corpo, como o alinhamento da coluna, a prevenção de dores musculares e a atrofia. Esses exercícios também são indicados para retardar o envelhecimento dos músculos, trabalhar a autoestima e auxiliar no emagrecimento, já que a prática melhora o funcionamento do metabolismo, segundo Douglas Paiva.

Por sua vez, o pilates é um exercício que procura desenvolver não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito de forma completa. "Assim como a musculação, o pilates também desenvolve a musculatura, aumenta a força do tronco e alinha a coluna. Mas trabalha outros aspectos importantes para o desenvolvimento corporal, como a respiração, a flexibilidade e a concentração", esclarece o especialista.

Confira abaixo algumas diferenças entre os dois tipos de atividade física:

Pilates

  1. Indicado para desenvolver a flexibilidade e a concentração
  2. Exercício de baixo impacto, evitando lesões
  3. Nele você usa principalmente o próprio peso corporal para fazer os exercícios
  4. Alguns movimentos podem ser feitos sem equipamentos

Musculação

  1. Indicado para retardar o envelhecimento dos músculos
  2. Exercício de maior impacto, com mais chances de lesão
  3. Na musculação, você usa outros pesos para realizar os movimentos
  4. Costuma exigir um ambiente com máquinas para exercer os movimentos

"O pilates ainda tem a vantagem de ser um exercício de baixo impacto, o que previne lesões e até serve, em alguns casos, como forma de tratamento fisioterapêutico", explica Douglas Paiva.

Além disso, muitos praticam musculação com o objetivo de fazer com que os músculos cresçam e se desenvolvam, no entanto, se interrompida, não é incomum que a firmeza deles se perca. Já com o pilates os músculos se tornam definidos e mais fortes de forma permanente.


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