Usado No Crossfit, Remo Indoor Ajuda A Queimar Até Mil Calorias Em Uma Hora

Atleta simula remada em máquina, como se estivesse se exercitando na água. Cada aparelho possui um computador, que transmite a distância percorrida e a velocidade atingida durante a atividade

O remo indoor simula uma remada em máquina, como se a pessoa estivesse dentro de um barco na água. Cada aparelho possui um computador acoplado, que transmite as informações para o telão, com a velocidade empregada e a distância a ser percorrida na atividade. Dessa forma, dá até para competir com o colega ao lado e manter a forma sem precisar partir para a lagoa, mar ou rio. Nos últimos anos, o remo ganhou entusiastas por ser muito utilizado nos treinos de crossfit e academias.

O treino de remada trabalha vários grupamentos musculares por uma abrangência de movimento. Mas, para conseguir o melhor treinamento, use um nível de resistência um pouco maior e sinta a diferença. É uma atividade indicada para quem quer ter condicionamento e perder peso.

- Pode parecer muito fácil de primeira, mas quando você se acostumar com o movimento da remada e conseguir fazer a roda de inércia rodar mais rápido, você irá sentir mais resistência - destacou Sergio Alemão, referência no remo brasileiro e agora empresário do setor esportivo.

Segundo Alemão, qualquer pessoa pode praticar o remo sem contra-indicação, principalmente por ser um esporte sem impacto e atende de jovens a idosos. Dá para queimar mil calorias por hora se remar bem.

- Ele é um esporte que serve para todo mundo e com o crescimento do crossfit ele se expandiu mais ainda, por estar integrado às competições oficiais. Hoje é uma das referências em termos de condicionamento físico no mundo. Diria que é a maior queima calórica da categoria, pois é uma atividade que mexe com o corpo todo e gera força muscular - ressaltou.

Para o educador físico Gustavo Luz, especialista do Eu Atleta, o remo é um dos exercícios mais completos e pode substituir as atividades aeróbicas tradicionais, como transport (elíptico), bicicleta ergométrica e esteira. Ele movimenta 85% dos músculos do corpo, o que provoca uma alta queima de calorias, além, claro, de desenvolver força, flexibilidade e resistência.

- A gente acha que só trabalha os membros superiores, mas é também um ótimo trabalho de perna. Entretanto, é fundamental tomar alguns cuidados no começo e aprender a fazer a remada de maneira correta. E, como em qualquer outra atividade física, temos que iniciar aos poucos. Uma sugestão é incluir a remada na série de musculação. Faça dois ou três exercícios e parte para cinco minutos de remada - afirmou Gustavo.


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Foto: Igor Christ/Eu Atleta