Conheça Os Acessórios Que Modernizaram O Pilates

O método Pilates teve sua origem na Alemanha, idealizado por Joseph Hubertus Pilates (1883 – 1967) que criou, a princípio, padrões de exercícios no solo. Com o passar dos anos, ele também desenvolveu equipamentos rudimentares e, ao mesmo tempo, de uma sofisticação funcional indiscutível, para trabalhar o movimento humano.

Na atualidade, os treinos estão mais sofisticados, com o uso de alguns acessórios fora dos equipamentos. É importante frisar, porém, que não é o método que se adapta a nenhum acessório, mas o acessório que se adapta aos movimentos originais do Pilates.

Conheça esses materiais e as suas respectivas funções:

Magic Circle – um acessório original


Gera grande recrutamento da musculatura interna, tanto de membros inferiores, como de membros superiores. Também gera organização musculoesquelética, ganho de mobilidade do tronco e flexibilidade de membros inferiores. É um acessório indispensável para um programa de treinamento e reabilitação musculoesquelético.

Bola


Os exercícios do pilates que utilizam a bola são de extrema importância para o praticante ganhar ajustes musculares, gerar memória muscular, além de conseguir desenvolver movimentos hábeis e complexos. As respostas motoras obtidas durante o manuseio podem ser direcionadas, de modo a facilitar as reações de equilíbrio, de proteção, os ajustes posturais, ou simplesmente direcionadas para o ganho de força muscular.

Bosu


É um acessório que significa ambos os lados para cima, o que permite usá-lo de duas formas, com uma base estável e outra instável, conferindo-lhe muita versatilidade. É indicado para o treino de força de membros inferiores e superiores, treino proprioceptivo e de co-contração. É um acessório que agrega novas possibilidades à aula, já que possui uma superfície rígida e uma superfície flexível permitindo maior ou menor instabilidade no acessório, gerando maior ou menor recrutamento muscular.

Rolo como base bidimensional


É um excelente acessório para trabalhar distúrbios posturais e desvios da coluna. Também tem grande indicação na liberação miofascial, que ocorre durante o deslizamento compressivo sobre sua superfície. Esse acessório se faz muito importante para agregar, na aula de Pilates, padrões que mobilizem as fáscias musculares, promovendo ganho de amplitude de movimento.


JC

Vida Fit

Foto: divulgação