Como Evitar Uma Lesão Esportiva Durante As Férias?

Com as férias de julho muda-se a rotina, mas você pode fazer esporte e exercitar seus músculos numa viagem. Confie: atividade num ambiente diferente pode ser muito divertido!

A causa mais comum de uma lesão esportiva é a falta de aquecimento suficiente antes de iniciar uma atividade física. No entanto, as lesões também são frequentemente causadas pelo uso incorreto de equipamentos e por precauções de segurança insuficientes. Aqueles mais suscetíveis a lesões esportivas são atletas competitivos e profissionais, cujo treinamento intenso pode tornar certos músculos vulneráveis ​​por uso excessivo.

Embora seja impossível prevenir a lesão durante todo o tempo devido à natureza imprevisível de alguns esportes e atividades físicas, é possível realizar medidas cautelares para diminuir a probabilidade de sofrer com este problema. Abaixo, estão detalhados os principais passos para prevenir uma lesão esportiva.

1- Aquecer

O aquecimento é a forma mais importante e significativa de reduzir a probabilidade de lesões ao participar de esportes. Uma sessão de aquecimento suficiente deve durar pelo menos de cinco a dez minutos, e envolve o alongamento suave e o exercício de músculos para prepará-los para a atividade a seguir. É vital iniciar o aquecimento lentamente, e aumentar gradualmente até um ritmo mais vigoroso e com mais energia

O aquecimento dessa maneira permite um aumento do fluxo de sangue para alcançar os músculos, acentuando a flexibilidade das fibras musculares e reduzindo significativamente o risco de estirar ou lesionar um músculo. Os exercícios de aquecimento ideais incluem caminhadas e corridas constantes. Essas atividades permitem que você aumente gradualmente o ritmo para preparar seu corpo para um exercício mais vigoroso. Quando você se aquece, você pode realizar alongamentos suaves nos músculos e tendões, em especial atenção aos que serão usados ​​durante o exercício.

2- Use o equipamento de proteção correto

Para alguns esportes, o equipamento de proteção é importante para evitar e prevenir lesões. Isto é particularmente importante quando o esporte ou atividade envolve contato físico com outros jogadores e participantes. Os equipamentos de proteção podem incluir caneleiras (usadas em futebol e hóquei), luvas ou equipamento de proteção como capacete para bicicleta, skate, patins, pois os capacetes protegem o crânio e o cérebro de danos.

Todos os equipamentos são projetados para evitar danos a partes vulneráveis do corpo. Os protetores nos esportes de contato são primordiais. Também é importante usar calçados corretos ao participar de esportes. Os tênis podem oferecer suporte ao pé e ao tornozelo, ajudando a evitar torções e lesões. Não pratique sem estar com o tênis adequado para o esporte pois você pode se machucar.

3 - Técnica

Muitos esportes envolvem uma técnica específica que pode minimizar o risco de lesões. É importante aprender as técnicas corretas associadas ao seu esporte escolhido. Ao praticar uma boa técnica, um indivíduo pode reduzir muito o risco de lesões relacionadas ao esporte nos músculos, tendões e ossos. Isso também é importante na academia, onde os especialistas estarão à disposição para ajudá-lo a usar todos os equipamentos com segurança e eficácia. Não faça se não souber.

4 - Não exagere

É extremamente importante, ao participar de atividades físicas, ouvir seu corpo e conhecer seus limites físicos. Quando você começa um novo esporte, comece lentamente e de forma constante para evitar lesionar ou estirar os músculos, ligamentos e tendões. Se você não realizou exercícios ou está parado por algum tempo, é especialmente importante aumentar gradualmente sua resistência e força para evitar lesões. Ao longo do tempo, você notará seu aumento de condicionamento e poderá realizar atividades físicas por cada vez mais longos períodos de tempo. Comece aos poucos.

5 - Permaneça hidratado

A água é vital para manter o corpo em movimento, e isso é especialmente verdadeiro quando você está ativo e se exercitando. Se você estiver praticando no calor ou em clima ensolarado, é especialmente importante manter seu corpo hidratado, e protegido do sol, pois a desidratação pode reduzir significativamente a condição física mental e física. Se viajou para um lugar frio, isso também é importante! Ande sempre com uma garrafa de agua!

6 - Esfriar

Assim como é importante aquecer adequadamente, também é essencial que você resfrie o suficiente após a atividade física. Após o seu trabalho, passe pelo menos cinco a dez minutos realizando uma forma menos intensa de exercício (como andar) para retornar sua frequência cardíaca a um ritmo normal. O processo de desaquecimento permite que seu corpo remova os produtos de resíduos dos músculos e substitua por oxigênio e nutrientes. Isso ajuda a prevenir a rigidez dos músculos após o exercício, e permite que seus músculos se recuperem constantemente da atividade física. Nesta fase, você também pode fazer alguns exercícios de alongamento suaves para alongar os músculos que está usando durante a atividade física. Boas férias!


EU ATLETA

Saúde

Foto: divulgação