Descubra 4 Benefícios De Praticar Yoga Na Terceira Idade

Praticar Yoga com frequência pode contribuir e muito para viver a terceira idade de forma mais tranquila e saudável. A atividade leve traz benefícios para saúde física e mental, por isso é recomendada para todas as idades, inclusive para os idosos. O Namu (plataforma de cursos online voltada totalmente para uma vida equilibrada) oferece um curso online de Yoga para todas as idades e comenta sobre quatro benefícios que a prática oferece aos idosos.

Confira:

1) Fortalece os ossos

Muito comum na terceira idade, a osteoporose, torna os ossos mais porosos e diminui a resistência aos atritos, o que aumenta muito o risco de fratura dos ossos nos idosos. O Yoga é caracterizado como um exercício isométrico e de sustentação, que fortalece os músculos e ajuda a diminuir a incidência de fraturas. Sendo assim um grande aliado para ajudar no tratamento da osteoporose.

2) Previne contra quedas

O Yoga tem exercícios para diversas partes do corpo que contribuem para diminuir o risco de queda, muito recorrente na terceira idade. Os exercícios para os olhos ajudam a manter a retina saudável, possibilitando que os idosos enxerguem melhor obstáculos no chão, degraus e evitando quedas. Há também exercícios que melhoram a flexibilidade dos dedos dos pés e fortalecem o arco do pé, oferecendo mais sustentação.  Além disso, os músculos também são fortalecidos, mantendo joelhos na posição correta, nivelando a bacia e melhorando as articulações do membros inferiores. E não para por aí, também é trabalhada a flexibilidade da coluna vertebral, que proporciona mais conforto, melhora a postura e oferece mais equilíbrio.

3) Diminui a ansiedade, o estresse e a pressão arterial 

Os exercícios de respiração e meditação ajudam e muito a diminuir o estresse e a ansiedade. Ajuda também a diminuir a pressão arterial, que em altos níveis, pode causar sérios danos à saúde dos idosos. Esses resultados são obtidos porque a sensação de relaxamento diminui a produção dos hormônios responsáveis pelo estresse, o cortisol e a adrenalina.

4) Melhora a capacidade de concentração e a memória

Um estudo publicado no Journal of Physical Activity and Health, mostra que a prática diária de apenas vinte minutos de yoga já são o suficiente para melhorar as capacidades cognitivas. Isto porque os exercícios de meditação e de respiração reduzem os níveis de ansiedade e estresse, melhorando a capacidade de concentração e fortalecendo todo o sistema cognitivo, inclusive da memória, que começa a falhar na terceira idade.


EQUILIBRE-SE

Geral

Foto: iStock