Yoga Se Consolida Como Excelente Opção De Atividade Para Crianças

É cada vez maior o número de adultos que investem na prática de yoga por conta de seus inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto mental. No entanto, um novo público vem chamando atenção nestas aulas, o infantil.

“Os pais estão inserindo o yoga na vida das crianças cada vez mais cedo. A busca pela concentração, pelo controle da agitação e pela consciência corporal e da respiração é um dos fatores motivadores para a família, que enxerga todos estes resultados com a prática pelos pequenos”, explica Danielly Abreu, professora da Ecofit Club.

Segundo a especialista, a principal diferença entre as aulas para adultos e para as crianças está na forma de abordar e aplicar cada etapa. “Simplificamos a linguagem verbal utilizada, para que ela não seja desestimulante, e acrescentamos brincadeiras, desenhos, expressões corporais, mímicas, cânticos de mantras e contos que apresentem valores éticos, inserindo as posturas neste contexto. Estas ferramentas ajudam o aluno a se expressar com mais autenticidade e confiança, otimizando os resultados”, afirma.

As crianças podem iniciar a prática de yoga aos 3 anos. O trabalho é lúdico e o profissional deve ter sua atenção voltada para as individualidades de cada aluno, identificando qual prática é mais benéfica para cada um. “Boa parte dos asanas (posturas) executados pelos adultos pode ser praticada também pelos pequenos”.

O domínio das técnicas respiratórias é um dos principais focos da yoga voltada para o público infantil. Durante as aulas, são utilizados alguns métodos para estimular a concentração e a atenção da mente da criança, resultando em uma prática calma e tranquila e facilitando o relaxamento. Em cada série proposta, são dados aos alunos estímulos e objetivos a serem alcançados, o que faz com que eles se sintam motivados em praticar.

Porém, fica um alerta. “Assim como os adolescentes e os adultos, as crianças devem sempre executar os asanas respeitando os limites do seu corpo, de acordo com a sua faixa etária. Mantendo a atenção sempre focada em cada asana executado, o corpo adquire consciência, evitando as lesões”, diz Danielly.

Entre os inúmeros benefícios da atividade, estão o alívio de doenças respiratórias e psicossomáticas e de desordens do aparelho digestivo, além da perda de peso e do aumento da autoestima, da confiança, da concentração, da memória e da paz interior.

“Com todos os benefícios da prática do yoga, certamente a criança se tornará um adulto muito mais tolerante, seguro de si e amável, compreendendo o mundo de uma forma mais clara e objetiva”, finaliza a professora.


FOLHA NOBRE

Artigos

Foto: divulgação