Conheça As Inovações Tecnológicas Que Veremos Nos Jogos Do Rio

Talento, técnica e esforço são fundamentais para um atleta olímpico, mas a tecnologia pode fazer a diferença de milésimos de segundo na subida ao pódio.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, será possível conferir também o que há de mais inovador em equipamentos esportivos, desde que se adequados às regras da competição. 

Confira aqui seis exemplos de acessórios que poderão fazer a diferença na busca pelo ouro. 

1. Touca para esfriar a cabeça 

O americano e campeão olímpico Ashton Eaton vai chamar a atenção no Rio 2016 com sua touca criada para “esfriar a cabeça”. A peça tem várias camadas interiores com água fria e cobre a cabeça e a testa, resfriando também a garganta. 

Eaton vai participar do Decatlo, uma competição composta por 10 provas - 100 metros rasos; salto em distância, arremesso de peso, salto em altura,400 metros rasos (1º dia); 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, 1500 metros (2º dia). 

 2. Tênis com pregos 

Os tênis de atletas como Allyson Felix e Shelly-Ann Fraser terão “pregos” estrategicamente posicionados ao longo da sola do pé para impulsionar o corpo do atleta. Os “pregos” desenhados pela Nike são coloridos e poderão ser vistos pelo público. 

3. Maiô de carbono 

Criados em 2012, os maiôs PowerSkin Carbon-Pro, com fibra de carbono, foram atualizados para os Jogos Olímpicos do Rio. Agora, veremos os maiôs PowerSkin Carbon-Ultra. O tecido ajuda a conectar certos grupos musculares dos atletas e isola outras partes do corpo. 

4. Faixas estimulam músculos 

Aquelas faixas usadas frequentemente para tratamentos musculares foram adaptadas com pequenas protuberâncias pontiagudas e serão fixadas em determinadas partes do corpo dos atletas para ajudar na eficiência do músculo. A forma da faixa muda de acordo com a modalidade esportiva. 

5. Da neve direto para as praias do Rio 

A mesma tecnologia dos óculos de esqui e neve será usada pelos jogadores de voleibol ou ciclistas no Rio. A Oakley projetou uma lente que evita o brilho excessivo, ajusta as cores e filtra os raios para o melhor conforto dos olhos. Dessa forma, o maior contraste faz com que alguns objetos pareçam mais nítidos. 

6. Toucas personalizadas 

A Speedo criou toucas personalizadas para os atletas a partir de moldes de impressoras 3D. Dessa forma, os nadadores terão uma touca de silicone que se encaixar perfeitamente na cabeça. Quanto mais perfeito o encaixe da touca, menor a probabilidade de entrar água. 


H History

Fonte: playgroundmag.net 

Imagem: divulgação