Estudo: Dietas Low Carb Podem Atrapalhar O Rendimento De Atletas

Esse é um assunto que gera muita contradição: uma dieta low carb e rica em gorduras atrapalha ou ajuda na performance de atletas? Segundo estudo do AIS (Australian Institute of Sport), dietas conhecidas como LCHF (low carb high fat) diminuem o rendimento e podem prejudicar o desempenho de atletas de elite, ou de esportistas que buscam mais performance no esporte.

Nestudo liderado pela professora Louise Burke, chefe de nutrição esportiva do AIS, os atletas se destacaram mais ao consumir carboidratos em oposição aos que fizeram uma dieta LCHF. O carboidrato foi um combustível “mais econômico” para o corpo na hora do músculo buscar energia. 

Gorduras x carboidratos

Tanto carboidratos quanto proteínas podem ser utilizados para dar energia ao músculo, produzindo pequenas moléculas conhecidas como adenosina trifosfato (ATP). A pesquisa analisou atletas de marcha atlética, incluindo Jared Tallent, campeão australiano da modalidade e dono oito medalhas em Jogos Olímpicos.

Os atletas treinaram pesado durante um período de três semanas para avaliar se o consumo de carboidratos era melhor para o rendimento esportivo do que as dietas low carb.  Os que consumiram carboidratos de forma planejada tiveram ganhos de rendimento, enquanto o grupo que consumiu a dieta LCHF não conseguiu melhorar seus tempos de corrida, – embora eles também se tornassem mais aeróbicos, disse a professora em sua pesquisa.


Neste estudo, uma dieta low carb foi menos eficiente, aumentou a demanda de oxigênio durante o exercício e reduziu a eficiência pela qual os atletas transferem o poder metabólico para o poder mecânico. Ou seja, apesar de virar energia, a gordura exigiu mais oxigênio do corpo para o mesmo esforço.

Dieta low carb

As dietas low carb priorizam a gordura para empurrar o corpo para um estado metabólico conhecido como cetose, em que o organismo aprende a usar a gordura – e não os carboidratos – como principal fonte de energia. A professora Louise Burke, que coordenou o estudo, disse que, embora esteja claro que as dietas LCHF possam aumentar a capacidade do músculo de usar gordura como fonte de combustível,  ainda faltam evidências para comprovar se a gordura é mesmo eficaz. Pelo menos quando falamos de performance em esportes de resistência.

Os resultados desta pesquisa australiana ressaltam a importância de se buscar um nutricionista antes de adotar uma dieta específica, principalmente para quem tem uma rotina puxada de atividade física. Apenas um profissional da área pode realizar um planejamento individual e fazer o acompanhamento para que o atleta alcance seus objetivos no esporte.


ATIVO.COM

Nutrição

Foto: Shutterstock