Como Realizar Tratamento Da Escoliose Através Do Método Pilates

A Escoliose é uma das patologias mais comuns em um Studio de Pilates, e o número de alunos com os sintomas pode ser muito grande, principalmente se ela for diagnosticada apenas na hora da avaliação. Assim o Método Pilates é uma ótima opção para o Tratamento da Escoliose.

Nesse artigo irei abordar todas as informações necessárias para entender e tratar essa patologia que acomete muitas pessoas.

Definição de Escoliose

A escoliose é um desvio lateral da coluna, acompanhada da rotação dos pontos vertebrais e toda a vértebra. É um desvio tridimensional da coluna vertebral, curvatura lateral no plano frontal, rotação no plano horizontal e flexão no plano sagital, por isso deve ser realizado um tratamento da escoliose.

Nas radiografias o desvio da coluna se observa em plano frontal e os setores da coluna onde existe um desvio lateral da coluna vertebral com rotação dos pontos vertebrais, e mudança estrutural das vértebras que formam a curva e desvios dos pontos vertebrais.

A coluna sofre uma deformidade completo de dois componentes: uma curva lateral e uma rotação vertebral. As apófises espinhosas rotam para o lado da concavidade, agrupando entre si as costelas do lado côncavo, podendo deslocar para a frente, enquanto os corpos vertebrais rotam até o lado da convexidade, as costelas se deslocam para trás, aumentando a prominência posterior à corcunda, provocando uma deformação assimétrica do tórax.

Os espaços discais se contraem, os pontos vertebrais se pressionam, as lacunas ficam enxutas do lado côncavo, os espaços discais se alargam, as lacunas engrossam e alargam o lado convexo, e se deforma também o canal vertebral.

Veja texto completo em anexo.