Como Abrir Uma Assessoria Esportiva

Já sabemos que o crescimento do número de corredores e praticantes de esportes no Brasil vem crescendo constantemente. Com isso, empresas idealizadoras e produtoras de provas, marcas de produtos esportivos e meios de comunicação que atendem a área são os setores que mais cresceram com a propagação do hábito da corrida.

Mas é provável que as assessorias esportivas sejam o modelo mais bem-sucedido para tomarmos como exemplo, um modelo de negócios em alta, uma tendência de investimento. Mas você sabe o que é uma assessoria esportiva e o que ela pode fazer em prol dos esportistas?

O que é uma assessoria esportiva

Resumidamente: uma assessoria esportiva oferece montagem, avaliação e acompanhamento de treinos através de um planejamento que é individual, levando em consideração as condições e objetivos de cada aluno.

Mas não é “só” isso: também oferecem apoio técnico nas provas, porque contam com estruturas e atendimento específicos. Isso auxilia no atendimento a distância que sana todas as dúvidas e questões dos atletas. É importante destacar outros pontos fundamentais: o caráter de socialização e incentivo desse tipo de serviço. Afinal, treinar com alguém que te motive e compartilhe com você é um diferencial enorme e pode causar efeitos muito positivos em relação aos treinos que fazemos sozinhos.

Ainda que não seja uma regra, já que ninguém é obrigado a treinar com um equipe ou professor de educação física, em assessorias esportivas é muito importante que cada atleta tenha um treinador que desenvolva seu próprio treino, uma pessoa que tenha competências para isso, que conheça os tempos e processos de recuperação. Quem treina sozinho corre muito mais riscos de lesões por não ter conhecimento da dose e carga necessária do treino e por não tem ninguém para corrigi-la (seja no modo como está se exercitando, ou mesmo para impor os limites necessários), ou mesmo pela ausência de alguém que dentro do possível pode aumentar sua carga de treino na busca por melhores resultados.

Como abrir uma assessoria esportiva

Se reconhece como um educador físico empreendedor?! É de outra área mas já percebeu essa necessidade do mercado. Se você pensa em abrir sua própria assessoria esportiva entenda o que seria o inicial (e fundamental) para se lançar nessa área.

O Primeiro passo é decidir a fórmula de trabalho que irá escolher. É fundamental estabelecer a maneira em que você pensa em prestar seus serviços. Podem ser de várias formas: como profissional prestador de serviço ou empresas por exemplo. Cada um desses modelos tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo: no primeiro caso a troco de uma maior fidelidade dos clientes você pode ter de enfrentar uma limitação real de crescimento e também uma menor capacidade de investimentos. Ao mesmo tempo, em uma empresa de serviços existem muito mais possibilidades de crescer e de sobreviver às figuras dos patrões e diretores (ainda que existam empresas muito bacanas e com modelos operacionais totalmente diferentes), ou mesmo encarar problemas e dificuldades tecnológicas e financeiras.

Constituir uma sociedade é outra opção viável. Existem leis para criação de sociedades e ela estabelece a obrigatoriedade da apresentação enquanto um coletivo e de cumprir uma série de requisitos para constituir-se enquanto sociedade. Quando não se cumpre todos os requisitos, a sociedade pode não ser autorizada. O melhor é sempre cumprir com a norma, com a finalidade de evitar que um dia, em caso de um juiz queira que a lei seja fielmente imperativa, você se veja obrigado acabar com sua empresa.

Se inscreva em um seguro de responsabilidade civil. Você pode conseguir através da ajuda de um despachante, profissional responsável por prestar esse tipo de assessoria. Mas ele também monitora o resultado dessa assessoria e responde perante essa responsabilidade de forma total, universal, coletiva, subsidiária e nos setores de comunicação, tanto em sociedades como em empresas individuais.

Escreva um contrato de prestação de serviços. Sem sombra de dúvidas esse é o meio mais adequado para estabelecer relações com o cliente. Seja claro e objetivo e inclua anexos com as obrigações de ambas as partes. Essa é uma das únicas maneiras de ninguém sair mal na hora de prestar um serviço. Estar com tudo claro e existir um consenso entre ambas às partes é sempre a melhor saída.

Defina o modelo de negócio que sua assessoria vai utilizar. São muitos tipos e vale muito à pena pesquisar bem na antes de estabelecer qual será o mais indicado para sua assessoria esportiva. Eles vão desde modelos de tipos de assessorias que atuam fundamentalmente pela internet, com o objetivo de alcançar um maior volume de negócios com taxas mais baixas até modelos que oferecem um serviço personalizado, pessoal e presencial, por isso o custo é maior e aos preços mais elevados. Essa é uma parte fundamental e as possibilidades são infinitas, inclusive com mesclas de modelos de negócios e é até mesmo possível criar seu próprio modelo. O interessante é ter bem delimitado que serviços quer oferecer para traçar qual melhor plano para sua empresa (levando em consideração também o tamanho e capital financeiro da sua assessoria). Nesse sentido é muito válido contratar um profissional capacitado para avaliar e estabelecer um plano de negócios viável e favorável para suas necessidades.

Estabeleça e aplique um plano de marketing. Já alinhou e atendeu ao modelo de negocio escolhido, ao formado jurídico, ao público alvo, essa é a hora de entender e estabelecer qual será o diferencial da sua assessoria. Quase sempre de inicio temos a tentação de aceitar todos os perfis de clientes, é muito importante estar atento e tratar de criar um foco o mais rápido possível no âmbito de atuação ou nos grupos que pretende assessorar. Pensando nas decisões que já tomou, o plano de marketing, por exemplo, é um pouco diferente para cada tipo de empresa. Se você optar por atuar somente na internet deve atuar com um plano massivo (emails, jornais, anúncios em redes sociais), mas se pretende trabalhar em uma área específica talvez compensa mais escolher ações mais focadas (nos bairros próximos, no boca a boca, jornais locais).

Atua e empreenda com ações paralelas. Além do plano de marketing que escolher estabeleça ações que te permitam avaliar a satisfação de seu cliente, analisar sua concorrência e mantenha sempre em dia sua base de dados. Cuide de sua rede de contatos, fixe fielmente seus honorários e também o portfólio de serviços. Não se esqueça de sempre analisar as críticas que receber e definitivamente esteja sempre obstinado a captar informações sobre sua assessoria esportiva.

Objetivos

Para qualquer processo de abertura de assessorias temos que fixar nossos objetivos, com as assessorias esportivas não seria diferente. É fundamental ter claro na cabeça a finalidade do processo e o que queremos. Por isso temos as seguintes opções: ou sabemos perfeitamente o que queremos ou temos que descobrir. Mas é importante entender que não faz tanta falta começar dar o ponta pé inicial no projeto com as ideias concretas e estruturadas, porque existe uma fase no processo mesmo que a fixação de um objetivo, meta, objetivo genérico ou pequenos objetivos que vamos entendendo e alcançando progressivamente e isso é o que nos fará entender o modo mais benéfico para chegar onde queremos.

Renove periodicamente seus objetivos. É muito importante que desde o primeiro momento você tenha perseverança nos objetivos, pense neles como chave para alcançar o sucesso. Lembre-se sempre da importância de revisar periodicamente (de ano em ano, no mínimo) todas as estratégias comerciais de sua assessoria, afinal, o mercado muda e é sempre necessário se atualizar, pesquisar e ouvir o que ele tem a dizer.

Imagem e branding

Qual imagem quero mostrar para o mundo sobre minha pessoa ou empresa quando eu atingir minhas metas? Quantas pessoas vão receber a informação das coisas que faço? Quero ser reconhecido? Ou quero trabalhar muito, mas viver no anonimato? Minha imagem pessoal e empresarial está de acordo com minhas metas?

Nesse ponto é fundamental entender e construir um processo de saber o que é sua assessoria, o que você deseja projetar, quem você quer se tornar e que alcance você pretende com sua empresa.

Saber correr riscos. Como em quase todos os setores de nossa vida nem sempre sabemos o que vai acontecer de novo e o que pode mudar. Por isso estar preparado para os riscos é fundamental. Tanto garantindo um fundo para cobrir prejuízos, bem como estando tranquilo psicologicamente para viver muitas vezes em um ambiente de tensão. Não é aconselhável “meter os pés pelas mãos”, mas também não é ideal ter medo de arriscar. Um equilíbrio de uma dose de coragem para arriscar e sabedoria para lidar com os problemas, mais perseverança nos objetivos constroem a formula certeira para garantir o sucesso da sua assessoria esportiva.


TREINUS

Gutenberg Dias  - Corredor amador desde 2005, iniciou o Treinus quando recebeu acompanhamento para realizar sua primeira maratona em 2006. Mestre em Gestão do Conhecimento e Inovação, tem experiência em empresas nacionais e multinacionais, se dedica atualmente ao Treinus onde compartilha com os treinadores e assessorias esportivas as boas práticas do mercado corporativo.

Foto: divulgação