Relação Entre Atividade Física E Aumento De Desempenho Em Cyber Atletas

Ao se falar de e-sports, é normal vir à mente que são esportes sem caráter físico, muitas vezes gerando a preocupação nas organizações com o sedentarismo entre os cybers atletas. Isso, com o passar dos anos e da evolução do e-sport foi sendo menos negligenciado, a ponto de todas as grandes organizações se preocuparem com a saúde de seus atletas, adicionando em sua rotina atividades físicas constantes, durante sua temporada de jogo.

Como no esporte, é muito comum os atletas executarem atividades mentais, para melhorar seu desempenho, cognição; no e-sport o contrário também se aplica, onde um #cyber atleta que tem uma rotina de exercícios físicos tem seu desempenho elevado, além da melhoria na sua qualidade de vida e o equilíbrio de sua saúde.

É muito comum ler e ouvir que a atividade física melhora o desempenho de cybers atletas, mas pouco se encontra a respeito do motivo para que tais atividades sejam realmente eficientes.

A principal ferramenta de trabalho de um cyber atleta é o seu cérebro, responsável por aproximadamente 1/5 de todo o consumo de energia do seu corpo em estado de repouso. Ao considerar que um cyber atleta tem uma rotina de exercícios aeróbicos moderados, ele terá um desempenho elevado por conta dos fatores, citados a baixo:

- Aumento do aporte sanguíneo:

Uma atividade física moderada e em rotina faz com que o indivíduo desenvolva um maior aporte sanguíneo em todo seu corpo, incluindo o cérebro. O aumento deste aporte, consequentemente gera um aumento no aporte de oxigênio e nutrientes, que por sua vez, otimiza a produção de energia, tornando mais natural o ato de pensar e agir, sem sobrecarga ou exaustão mental.

- Aumento da atividade de neurotransmissores:

Há alguns estudos que mostram a forma com que o exercício físico afeta a atividade de neurotransmissores, de acordo com a intensidade do exercício. Exercícios de alta intensidade promovem uma vasodilatação, aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal em um nível mais elevado que um exercício de intensidade moderada, bem como o consumo de energia também é mais elevado. Exercícios dessa intensidade melhoram a atividade de catecolaminas, devido esse aumento da temperatura e a vasodilatação, fazendo com que elas tenham maior atividade no cérebro a curto prazo melhorando o desempenho, em contra partida, devido ao esforço exercido, a cognição é levemente prejudicada neste curto prazo.

Exercícios de intensidade moderada, por outro lado, são comprovadamente mais eficientes em otimizar as ações dos neurotransmissores como noradrenalina, β-endorfina e dopamina, a curto, médio e longo prazo. Isso torna com que atividades aeróbicas de intensidade moderada sejam a escolha para uma rotina de exercícios em cyber atletas.

- Aumento da plasticidade sináptica:

O nome pode ser complicado, mas é um conceito bem simples de entender. A plasticidade sináptica é a capacidade de uma ligação neuronal se fortalecer ou enfraquecer de acordo com suas atividades tanto mentais, como físicas. Foi citado anteriormente que os exercícios aeróbicos de intensidade moderada aumentam o aporte de oxigênio e nutrientes no curto e principalmente médio prazo, o que torna um ambiente mais propício para o desenvolvimento de novas sinapses (ligações entre neurônios) e para o fortalecimento das já existentes.

Esse fortalecimento sináptico faz com que cybers atletas tenham uma capacidade melhor e mais fluída na execução de suas funções, menos momentos de dúvidas ao tomar decisões, o que vai contribuir para melhores resultados em suas competições.

- Angiogênese:

Outro nome complicado que é um dos principais responsáveis à médio e longo prazo para o aumento do desempenho em um cyber atleta. A angiogênese é a criação de novos vasos sanguíneos, e, a atividade física moderada juntamente com a atividade mental mais intensa, favorece a angiogênese cerebral. Com uma maior concentração de vasos sanguíneos e o aporte de oxigênio e nutrientes mais elevados, o aprendizado e a memória são otimizados, sendo ferramentas importantíssimas na carreira de um cyber atleta.


BLASTING NEWS

Esporte

Foto: divulgação