Hatha Yoga

Dentre as várias modalidades da pratica do Yoga, existe a principal e mais conhecida que é o Hatha Yoga, proveniente cultura indiana e hoje bastante expandida pelo ocidente..

Hatha significa a união do Sol com a Lua. Ha(sol) e Tha (lua).. Essa harmonização da energia vital solar, com a energia vital lunar, resulta  um grande equilíbrio psicofísico que é alcançado através da prática de asanas (posturas), dos  pranayamas (exercícios respiratórios), do relaxamento e da concentração. 

O Hatha Yoga é um dos ramos ou um das escolas da milenar yoga clássica. A palavra yoga vem do sânscrito e significa literalmente união.

Em seu aspecto mais amplo, ou seja, na prática, a palavra yoga significa “a união do homem com o supremo, o absoluto”.

O Hatha yoga tem por finalidade o aprimoramento e o perfeito domínio do corpo físico através de uma prática constante e natural. Sua prática é semelhante à ginástica, apesar de ser muito mais estática que dinâmica e tem efeitos mais profundos, melhores e duradouros, servindo em casos específicos para sanar problemas à nível externo e interno do corpo humano.

O Hatha Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa e serve como passo inicial para a prática dos outros ramos  do yoga.

Como dito anteriormente, a prática do Hatha Yoga ocorre através de àsanas que são as posturas, dos pranayamas que são os exercícios respiratórios, do relaxamento completo e da concentração. Esse conjunto de técnicas deve ser realizado com frequência e seriedade sempre sob a supervisão de um profissional competente.

A Prática deve ocorrer sempre em um ambiente tranquilo, arejado e higiênico, usando-se pouca roupa e evitando o uso de jóias (metais), perfumes, comésticos em excesso etc...

Se possível, a prática deve iniciar-se uma a duas horas após as refeições, ou antes das mesmas. Deve- se respirara somente pelas duas narinas, com muita tranquilidade e suavidade.

O uso de músicas suaves, ou incensos se faz opcional.

Um dos principais mandamentos do Hatha yoga é o respeito. Respeito ao universo, ao próximo e principalmente ao próprio corpo. Por isso, durante a prática, devemos estar atentos à nossa fisiologia, sabendo que cada ser humano é individual, possui necessidades individuais e limitações temporárias ou não.

Praticando o Hatha yoga regularmente, o aprendiz pode passar a sentir bruscas mudanças em sua vida e estilo de vida O aprendiz passa a conhecer melhor seu corpo, ouvir o funcionamento de seus órgãos e sobretudo acalmar a própria mente.

Namaste : O Deus que habita em mim, sauda o Deus que habita em você.


 Prof. Gui Borges

Academia Rush Sports

Foto: divulgação