10 Passos Para Fazer Um Tcc Com Qualidade

Após passar bons anos cursando uma graduação, os estudantes têm um último desafio antes de pegar o diploma e se despedir da vida universitária: o Trabalho de Conclusão de Curso. Vê-lo pronto é motivo de imenso orgulho, mas quem já fez um TCC sabe que, até o dia de sua entrega e apresentação, há vários perrengues a serem superados.

Se você está a poucos meses de começar o seu Trabalho de Conclusão de Curso, não se desespere! Preparamos um passo-a-passo com 10 dicas para você fazer um projeto de qualidade e arrancar nada menos do que um dez (com louvor!) da banca julgadora. Confira!

1. INFORME-SE

Os formatos de TCC variam de acordo com o curso de graduação e também com as universidades. Seu trabalho pode ser uma monografia, um estudo de caso ou até mesmo um projeto experimental. Informe-se com professores e ex-alunos sobre todas as possibilidades que o seu curso te oferece e escolha o tipo de trabalho que mais combina com você.

2. PROGRAME-SE

A realização de um TCC passa por várias etapas, que vão desde a escolha do tema do projeto até sua apresentação final. Para não se perder no meio de tantas obrigações, faça um cronograma e divida as tarefas mês a mês. Assim será muito mais fácil identificar a evolução do seu trabalho – e, claro, administrar seu tempo.

3. ESCOLHA SEU ORIENTADOR COM CARINHO

Na hora de elegermos o professor que vai nos orientar no Trabalho de Conclusão de Curso, é normal tendermos a escolher os educadores com quem mais simpatizamos ao longo da faculdade. Afinidade, no entanto, não pode ser seu único critério de escolha. Novamente, converse com ex-alunos para saber quais são os professores que dão maior suporte aos estudantes, que são famosos por estimular a criatividade de seus orientandos e agregar ao trabalho, em vez de só acompanhá-lo. Além disso, é fundamental optar por um orientador que domine o tema ou o formato de TCC que você escolheu fazer.

4. ACERTE NA ESCOLHA DOS COMPANHEIROS DE TRABALHO

Amigos, amigos, TCC à parte. Se a universidade permite que o Trabalho de Conclusão de Curso seja feito em duplas ou grupos e você acredita que esta seja a melhor opção para o seu projeto, escolha bons companheiros de trabalho. Nada de usar o grau de amizade como critério de decisão. O ideal é optar por pessoas que tenham habilidades complementares às suas. Se você é bom de pesquisa, por exemplo, mas deixa um pouco a desejar na hora de colocar suas ideias no papel, escolha alguém que manje de redação. Vocês, certamente, vão fazer uma boa dupla!

5. OPTE POR UM TEMA QUE VOCÊ GOSTA

O tempo de duração de um TCC também varia de acordo com a universidade e o curso de graduação. No entanto, é fato: pelo menos durante seis meses da sua vida você vai trabalhar, diariamente, em cima desse projeto. Por isso, é primordial que escolha um tema que te empolgue.

6. LEIA MUITO

Pode ser a parte menos divertida do trabalho, mas uma rica fundamentação teórica é fundamental para fazer um bom TCC. Leia muito sobre o assunto do seu projeto, procure referências nacionais e internacionais e pesquise, na biblioteca da sua universidade, outros trabalhos sobre o mesmo tema. Quanto mais você dominar o assunto, melhor se sairá na elaboração do projeto e em sua apresentação.

7. VALORIZE AS NORMAS DA ABNT

Informar-se sobre o tema do seu projeto é tão importante quanto saber mais sobre a forma como ele deve ser apresentado. Entre as leituras fundamentais para os estudantes que estão fazendo um TCC está a das normas da ABNT. Entenda todas as regras que devem ser aplicadas no trabalho e comece a usá-las desde o começo. Desta forma, é possível evitar muito stress na hora da formatação final do projeto.

8. SEJA AUTORAL

Essa dica parece óbvia, mas na hora do desespero (ou por pura preguiça mesmo) muita gente acaba encomendando trabalhos prontos ou copiando trechos de outros projetos que encontra durante suas pesquisas. Não caia nessa cilada! Plagiar é antiético e as chances de ser pego pela universidade são grandes. No fim, você só tem a perder! Se gostou muito de algo que leu em um trabalho alheio, use no seu projeto, mas cite a fonte.

9. ENSAIE

A apresentação é a última etapa do TCC – e também a mais decisiva. É a hora derradeira para o orientando provar à banca de jurados que sabe do que está falando. Por isso, ensaie muito para esse dia – sozinho e na presença de terceiros, como amigos e familiares. Se achar que pessoas conhecidas vão te trazer mais segurança na apresentação, convide-as para assistir à banca. Se, ao contrário, achar que podem te deixar mais nervoso, explique seus motivos e peça para que fiquem em casa, torcendo de longe.

10. PENSE COMO PROFISSIONAL

O TCC não deve ser visto, apenas, como um trabalho para garantir o diploma da faculdade. Encare-o como um projeto profissional, que pode enriquecer seu portfólio e, até mesmo, ser levado adiante depois que você se formar. Não desperdice essa chance!

Até logo!


CANAL DO ENSINO

Blog

Foto: divulgação