01 De Setembro , Dia Do Profissional De Educação Física

Os profissionais de Educação Física de todo o país hoje comemoram o seu dia. Foi no dia 01 de Setembro de 1998 que foi promulgada a Lei Federal 9.696/98, que regulamentou a atividade do Profissional de Educação Física, criando o Sistema CONFEF/CREF.

 Independentemente da opinião de quem que seja sobre a pertinência desta ou de qualquer outra data que se defina, o momento é sempre de reflexão e de balanço pessoal.

 Muito se tem planejado e feito na área da Educação Física e do Esporte no Brasil, notadamente depois que ganhamos o direito de sediar dois dos maiores eventos esportivos do mundo. Os Cursos de Graduação e de aprimoramento têm se multiplicado, eventos esportivos têm alcançado uma visibilidade inédita, políticas têm sido lançadas, o Sistema CONFEF/CREF cobriu o país de norte a sul, e o maior CREF do país está em pleno período eleitoral.

 Mas nós, Profissionais de Educação Física, temos feito a nossa parte? Temos nos atualizado de acordo com a demanda de nossas atuações? Temos participado profissional e politicamente da vida institucional do nosso país? Temos refletido e nos aprimorado eticamente em nossas condutas e manifestações? Fica o questionamento.

 Mas acima de tudo fica o alerta para que tudo isso seja feito não só pela visão parcial da simples gestão de carreira, mas tendo como beneficiária maior a sociedade a quem servimos. É o nosso aluno e o nosso atleta que deve estar na ponta final de nossas ações, de nossos pensamentos. É para eles e por causa deles que existimos e agimos.

 Ainda que façamos os melhores cursos e nos envolvamos em todo tipo de atividade profissional ou corporativa, não devemos jamais perder o foco naqueles com os quais trabalhamos diuturnamente. São eles os depositários finais dos efeitos de tudo que falamos e fazemos em nossos trabalhos. São os corações e mentes dos nossos orientandos que estamos influenciando, para o bem e para o mal. Carinho, compaixão, comprometimento e responsabilidade são termos familiares à nossa vida profissional?

 Parabéns a todos os profissionais de Educação Física que, transcendendo essas reflexões e apesar de todas as dificuldades, entregam-se ao seu trabalho no propósito último de ajudar àqueles sob sua orientação.

 Que este altruísmo se preserve e inspire as novas gerações de profissionais.

 Grande abraço.

Equipe UNIVERSO Educação Física