Comprometimento

Como fazer-se comprometido ou, na função de líder, como criar uma equipe verdadeiramente comprometida?

Comprometimento é a característica de um profisional fazer, o que foi combinado, no prazo combinado e de forma diferenciada.

Neurologicamente há um tripé ou uma tríade que sustenta o verdadeiro comprometimento:

1. Domínio: tenho todo o conheço e conheço as técnicas necessárias para entregar o que espera de mim. É um pilar que depende não só de conhecimentos acadêmicos e experiência já detidas pelo profisisonal, mas também de investimentos em treinamentos para atualizações.

2. Autonomia: preciso saber até onde eu posso decidir e a partir de onde preciso de autorização superior. Essa característica muitas vezes colide com líderes muito centralizadores que, por vaidade profissional ou insegurança, gostam de serem consultados para tudo.

3. Propósito: é a capacidade do funcionário demonstrar que, mais do que apenas trabalhar, quer deixar um legado profissional. Demonstrar que é diferente porque faz o que faz com paixão. Um funcionário apaixonado pelo que faz se destaca dos demais muito acima da média e confere ao que faz um diferencial muito valorizado no mercado de trabalho.

E você? É comprometido? Quer apenas passar por este mundo ou deixar um legado, ser um Top Gun?

O mundo precisa de Top Guns.


Marynês Freixo Pereira


Profissional com mais de 30 anos de experiência atuando como executiva nas áreas de Gestão Estratégica e de Pessoas, Liderança e Vendas. Mais de 80.000 pessoas participaram de palestras e cursos nos últimos 20 anos. Nos últimos 5 anos atendi em sessões de Coaching mais de 2000 profissionais entre líderes, gestores, empreendedores e donos de negócios. No segmento de atividade física e Bem Estar: grandes redes de academias na Direção Executiva (Runner, Cia Athletica e Bioritmo); Diretora Comercial da Les Mills/ NZ através da Body Systems Latin America chegando ao segundo lugar em vendas de programas no mundo em menos de 2 anos. (EUA em 1o.); Palestrante em Gestão, Liderança, Coaching, Vendas e Carreira; Consultoria estratégica de negócios. Elaboração e metodologia com apoio da ciência (neurociência e física quântica) além das teorias comportamentais e da relação corpo mente para treinamentos, cursos e palestras para Líderes Empresariais e Formação em Coaching para Prof. de Ed Física em de Coaching.